Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Confira 10 dicas para encontrar o pai ideal para seus filhos

24 mai 2012 - 09h03
Compartilhar

Quando a mulher toma a decisão de ter filhos, bate aquela dúvida do perfil do homem que seria não só um bom companheiro, mas também um bom pai.

Nem sempre um bom namorado pode ser a pessoa indicada para formar uma família ao seu lado. Saiba como escolher o parceiro ideal para ser um bom pai
Nem sempre um bom namorado pode ser a pessoa indicada para formar uma família ao seu lado. Saiba como escolher o parceiro ideal para ser um bom pai
Foto: Shutterstock / Especial para Terra


O

Terra

conversou com o psicólogo Ailton Amélio da Silva, autor do livro

Relacionamento Amoroso - Como Encontrar Sua Metade Ideal e Cuidar Dela

(Editora Publifolha), para saber algumas sugestões de como procurar o parceiro ideal na criação de seus filhos. Veja as dicas.



Busque alguém que não queira só sexo

Se o homem avança para o sexo rapidamente, ou pressiona a mulher para transar, isso pode ser um indício de que o que ele procura é somente sexo, não um relacionamento de longo prazo. "Ele tem que mostrar que gosta dela. Se ele gosta, aumentam as chances de que ele fique com ela para ajudá-la", diz Ailton.



Procure sinais de comprometimento

Há alguns sinais claros de que o parceiro é alguém com quem a mulher pode contar, "na saúde ou na doença". O homem comprometido apresenta a mulher para a família e para os amigos, sabe quando vai ser o próximo encontro e faz planos e projetos futuros com ela.



Selecione os pretendentes

Alguns comportamentos, ou mesmo a personalidade do parceiro, não podem ser mudados apenas com uma conversa. Por isso, a mulher deve analisar bem o pretendente e examinar se ele tem, pelo menos, um conjunto de características positivas que ela considere fundamental. "Conversar é bom, mas o ideal é pular fora se perceber logo no início que ele está muito distante do que ela precisa ou valoriza", aconselha.



Analise também a capacidade financeira

"Ter um filho é um altíssimo investimento", diz Ailton. Por isso, lembra o psicólogo, além da capacidade de comprometimento, é preferível que ele tenha condições financeiras de contribuir para manter a família, mesmo que a mulher também trabalhe.



Veja se ele tem energia para ser pai

Decidir ter filhos em uma idade mais avançada envolve uma série de questões. Além dos problemas biológicos, principalmente no caso da mulher, o homem pode não ter mais disposição física para estar todo o tempo ao lado de uma criança. "É preciso ter energia para cuidar de um filho. Tem que correr atrás, participar. Tudo isso é importante", relembra o psicólogo.



Confira a fase de vida do parceiro

Mais do que a idade, deve-se levar em conta a fase em que ele se encontra. Além da estabilidade financeira, é importante o seu grau de satisfação e de autoafirmação, pois tudo isso influi no clima da casa.



Procure alguém que topa as tarefas domésticas

"Como a mulher hoje em dia trabalha fora também, não é justo que apenas ela arque com as tarefas caseiras", relembra Ailton. Por isso, é importante analisar se o companheiro poderá ajudar também nas tarefas do dia a dia.



Avalie o comportamento dele

O comportamento do marido tem um peso importante na criação do filho. "Eles aprendem muito com a forma com que o pai se porta. Não só falando, mas fazendo", comenta. Por isso, é importante que ele saiba ouvir e respeitar, mas seja firme.



Priorize as qualidades mais importantes

Tanto homens como mulheres têm um modelo ideal de parceiro. "A gente gostaria de unir o útil ao agradável. Alguém confiável, inteligente, compromissado, com um tremendo

sex appeal

", lembra Ailton. Mas é necessário priorizar as qualidades mais valorizadas. Afinal, não se pode ter tudo na vida.



Vá além do racional na escolha

Embora a análise das características do pretendente seja importante, o psicólogo reforça que não adianta tomar a decisão apenas racionalmente. Se a mulher pretende começar uma família, é bom que ela tenha alguns cuidados e conheça certas características do futuro marido. Mas, obviamente, empatia, amor e companheirismo também devem estar na base da relação.

Fonte: Cross Content
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra