Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Conheça 16 mitos sem sentido que ainda falam sobre alimentação 

Comer alimentos sem glúten é sempre mais saudável? Alimentos orgânicos são mais saudáveis? Suco detox ajuda a perder peso? Conheça 16 mitos

9 mai 2023 - 06h25
(atualizado em 10/5/2023 às 10h00)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Adobe Stock

Há muitos mitos que se criam sobre alimentação. Um dos mais comuns é o de que existem alimentos "bons" e "ruins". A ideia de que alguns alimentos são intrinsecamente saudáveis ou prejudiciais à saúde é um mito perigoso que pode levar as pessoas a adotar dietas restritivas e potencialmente prejudiciais.

Na realidade, a maioria dos alimentos pode ser consumida com moderação como parte de uma dieta equilibrada. Claro, alguns alimentos são mais nutritivos do que outros e alguns podem ter efeitos negativos na saúde se consumidos em excesso, mas não há alimentos que sejam inteiramente bons ou ruins.

Outro mito relacionado à alimentação é o de que é preciso seguir dietas restritivas ou extremas para emagrecer ou ser saudável. Na verdade, a chave para uma alimentação saudável é adotar uma dieta equilibrada que inclua uma variedade de alimentos nutritivos em porções adequadas. É importante também manter um estilo de vida ativo e praticar exercícios físicos regularmente.

Conheça abaixo 16 mitos que se espalharam sobre alimentação saudável.

1. Você precisa comer carne para obter proteína suficiente

Este mito é comum entre os carnívoros que acreditam que a carne é a única fonte confiável de proteína. No entanto, muitos alimentos de origem vegetal, como lentilhas, feijões, tofu e quinoa, são fontes excelentes de proteína. Obviamente, com um bom acompanhamento de um nutricionaista você obtém uma reeducação alimentar adequada com foco na obtenção de proteínas.

2. Comer gordura faz você engordar

Esse mito é baseado na ideia de que gordura é uma coisa ruim e deve ser evitada, mas a verdade é que nosso corpo precisa de gordura para funcionar adequadamente. Além disso, existem diferentes tipos de gorduras e nem todas elas são prejudiciais à saúde.

3. Alimentos com baixo teor de gordura são sempre saudáveis

Muitos alimentos com baixo teor de gordura contêm grandes quantidades de açúcar ou outros ingredientes artificiais para compensar o sabor perdido. Além disso, algumas gorduras, como as encontradas em nozes e sementes, são consideradas saudáveis e benéficas para o corpo.

4. Comer muita proteína é saudável

Embora a proteína seja importante para a saúde, consumir quantidades excessivas pode sobrecarregar os rins e aumentar o risco de doenças cardíacas e outros problemas de saúde.

5. Comer carboidratos faz você engordar

Carboidratos são uma importante fonte de energia para o corpo e não são necessariamente culpados pelo ganho de peso. O excesso de calorias, independentemente da fonte, pode levar ao ganho de peso.

6. Comer tarde da noite faz você engordar

Não há evidências científicas que indiquem que comer tarde da noite leva ao ganho de peso. O que importa é a quantidade total de calorias consumidas durante todo o dia. Mas, obviamente, se você comer uma feijoada antes de dormir os resultados não serão nada agradáveis.

7. Beber sucos detox ajuda a perder peso

Suco detox não é uma solução milagrosa para a perda de peso e muitos deles contêm grandes quantidades de açúcar. Além disso, nosso corpo é capaz de desintoxicar naturalmente sem a necessidade de sucos especiais. O que ajuda a perder peso mesmo é reeducação alimentar e exercícios físicos.

8. Comer muitas frutas é sempre saudável

Embora as frutas sejam ricas em nutrientes, elas também contêm açúcar natural (frutose) e consumir quantidades excessivas pode aumentar a ingestão de açúcar. É importante consumir uma variedade de frutas, juntamente com outros alimentos saudáveis.

9. Comer alimentos sem glúten é sempre mais saudável

A menos que você tenha uma alergia ou intolerância ao glúten, não há benefícios em evitar alimentos que contêm glúten. Muitos alimentos sem glúten contêm menos nutrientes do que seus equivalentes com glúten.

10. Comer ovos aumenta o colesterol

Este mito é baseado em estudos antigos que relacionavam o consumo de ovos ao aumento do colesterol. No entanto, pesquisas mais recentes descobriram que o colesterol encontrado nos ovos não tem um grande impacto no colesterol no sangue. Além disso, os ovos são ricos em nutrientes, como proteínas e vitaminas.

11. Comer muita carne vermelha é saudável

Embora a carne vermelha seja uma boa fonte de proteína, o consumo excessivo pode aumentar o risco de doenças cardíacas, câncer colorretal e outras doenças. É importante consumir com moderação e escolher cortes mais magros.

12. Alimentos orgânicos são mais nutritivos

Embora os alimentos orgânicos possam ser benéficos para o meio ambiente e para a saúde dos animais, não há evidências de que eles sejam significativamente mais nutritivos do que os alimentos convencionais. Além disso, eles podem ser mais caros e inacessíveis para a maioria das pessoas.

13. Probióticos são absolutamente essenciais à saúde do intestino

Probióticos são bactérias benéficas vivas e leveduras que podem ser encontrados em alimentos como iogurte (com culturas vivas ativas), kefir, kombucha, kimchi e natto (feijão fermentado). E você pode encontrá-los em suplementos. Existem algumas evidências de que os suplementos probióticos podem ser úteis em alguns casos, como aliviar os sintomas da síndrome do intestino irritável, mas há poucas evidências para apoiar as muitas outras reivindicações de saúde feitas sobre eles.

Não há evidências convincentes para sugerir que tomar um probiótico beneficiará pessoas saudáveis que não têm problemas intestinais. Quanto mais diversa for sua dieta, mais saudável será a microbiota do seu intestino, o que significará uma melhor imunidade e melhor saúde mental, cardiovascular e digestiva.

14. Ostras são afrodisíacas

As ostras são ricas em zinco, que é importante para a saúde reprodutiva, mas não há estudos que sugiram que comer ostras aumentará a libido. O zinco pode aumentar a dopamina, o químico do prazer do cérebro, mas é um exagero dizer que um aumento na libido ocorreria. 

15. Canela ajuda a equilibrar os hormônios

Há uma substância natural na canela chamada cinamaldeído que aumenta a progesterona e diminui a testosterona em mulheres, ajudando a equilibrar os hormônios. Mas a qualidade e a quantidade de canela que você consome provavelmente não serão suficientes para ter esses efeitos. Os hormônios fazem parte do seu sistema endócrino e uma dieta equilibrada ajuda com isso, mas você não pode controlar totalmente os hormônios com alimentos. 

16. Chocolate causa acne

A pele é o maior órgão do corpo e tem seu próprio microbioma ― suas próprias bactérias ―, então quanto melhor você comer, melhor será sua pele. Pequenas quantidades de chocolate não afetarão a saúde da pele ― mas o chocolate com menos açúcar e leite é melhor. Mais importante para a saúde da pele é a hidratação: você deve beber no mínimo 1,5 a 2 litros (6-8 copos) de água por dia.

O café é diurético, mas a quantidade de líquido que você ingere supera o que você perde na urina. O chá também é bom, mas evite bebê-lo com uma refeição, pois os taninos no chá bloqueiam a absorção de ferro e a deficiência de ferro pode levar a sintomas como pele irritada.

Busque sempre orientação profissional

É importante lembrar que a nutrição é um assunto complexo e cada pessoa tem necessidades dietéticas diferentes. Por isso, é importante buscar orientação de um profissional de saúde ou nutricionista para criar um plano alimentar adequado e saudável para cada indivíduo.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da COMPASSO, agência de conteúdo e conexão.

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade