Conheça a importância de incluir o ovo na sua dieta
Fácil de preparar e muito saboroso, o ovo oferece diversos benefícios para a saúde. A clara e a gema formam um par perfeito. Enquanto a primeira reúne proteínas valiosas para o crescimento muscular, a segunda garante vitaminas que o organismo necessita, como as do complexo B.
Para quem busca qualidade de vida, incluir o ovo o cardápio é uma boa opção. Claro, como tudo na vida, é preciso moderação. Por isso, o ideal é contar com a ajuda de um nutricionista para encontrar assim a combinação perfeita.
Detalhes
Considerado um alimento completo e de boa digestão, o ovo é rico em proteínas e vitaminas A, D e do complexo B, mas com quantidade insignificante de vitamina C. Ele tem também em pequenas quantidades alguns sais minerais, como cálcio, ferro, potássio e zinco.
É na clara que se concentra a albumina, a proteína que possui aminoácidos fundamentais para a reconstrução muscular. Por isso, o alimento é muito consumido por frequentadores de academia.
Já a gema reúne a parte mais calórica do ovo. Mas isso não significa que ela deve ser desprezada. Muito pelo contrário. Afinal, oferece nutrientes importantes, como ômega 3 e a lecitina, que ajuda a controlar os níveis de gordura.
Benefícios
O famoso benefício do ovo encontra-se na proteína, que ajuda na perda de peso e também na construção muscular. Além disso, o ovo oferece outros benefícios para a saúde. Por exemplo: aumenta o colesterol bom no organismo, diminuindo a quantidade do ruim.
Já a colina encontrada n alimento ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e do fígado, além de combater distúrbios neurológicos.
Outra vantagem: luteína e zeaxantina. O que são? Antioxidantes encontrados na gema que ajudam na proteção da saúde ocular, prevenindo doenças como a catarata.