Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Conheça as principais causas de espinhas nas costas

Dermatologista revela cuidados essenciais para evitar espinhas nas costas. Saiba mais!

10 jul 2024 - 14h10
Compartilhar
Exibir comentários

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, as espinhas não afetam somente o rosto. Elas também podem aparecer em outras partes do corpo, especialmente naquelas mais oleosas, como os ombros e as costas.

O que causa espinha nas costas? Descubra! |
O que causa espinha nas costas? Descubra! |
Foto: freepik/Freepik / Boa Forma

"As espinhas não são nada além do que lesões cutâneas, causadas por inflamações dos folículos, que são geradas por poros bloqueados", explica a  Dra. Fátima Tubini, dermatologista.

Quando não tratadas, as acnes podem provocar manchas escuras e até mesmo cicatrizes no local. Para prevenir isso, um dos cuidados mais importantes é nunca tentar espremer a lesão.

"O ideal é sempre realizar a limpeza correta da região e aplicar produtos indicados por especialistas", fala.

Segundo a médica, o tratamento é determinado de acordo com o tipo da acne e as características individuais de cada pele. "Pode ser feito por meio de medicamentos orais ou ácidos tópicos", conta.

A seguir, a Dra. Fátima revela o que causa espinhas nas costas e como evitá-las. Confira!

O que causa espinhas nas costas?

Alterações hormonais

Durante a puberdade, menstruação, gravidez e o uso de anticoncepcionais, o organismo enfrenta uma série de mudanças hormonais que podem estimular ainda mais a produção de sebo, favorecendo a obstrução dos poros e a aparecimento das espinhas.

Produtos para cabelo

Produtos como condicionadores, máscaras de tratamentos e óleos capilares podem acabar entrando em contato com a pele das costas, piorando a oleosidade e obstruindo os poros.

A médica afirma que ingredientes como silicones e óleos pesados são os mais propensos a causar esse problema.

Suor excessivo

O suor pode contribuir para a obstrução dos poros, misturando-se com bactérias e células mortas da pele.

Atrito

Mochilas, roupas apertadas e equipamentos esportivos podem gerar um atrito na pele, desencadeando inflamações nos folículos pilosos e aumentando o risco de espinhas nas costas.

Estresse e ansiedade

O estresse e a ansiedade podem estimular a produção de cortisol, um hormônio que pode impactar negativamente e a saúde da pele, agravando a oleosidade, favorecendo o envelhecimento precoce e colaborando para a inflamação cutânea.

Produtos para pele

Alguns produtos para pele podem obstruir os poros e propiciar o surgimento de acne. Por isso, ao escolher os seus cosméticos, certifique-se de que eles sejam livres de ingredientes comedogênicos (óleo mineral, óleo de coco e certos tipos de silicone, por exemplo).

Como evitar espinhas nas costas?

Para evitar espinhas nas costas, é fundamental manter a região limpa e seca, especialmente após a prática de atividades físicas.

"Depois do treino, tome um banho o mais rápido possível para remover o excesso de suor e sujeiras", orienta a dermatologista.

Além disso, não é recomendado arrancar ou espremer as acnes, pois esse hábito pode intensificar ainda mais o problema e contribuir para a formação de manchas e cicatrizes.

"Lembre-se também de lavar sempre os sutiãs após o uso, trocar as fronhas, lençóis e toalhas frequentemente, não colocar roupas e acessórios apertados nas costas e evitar cosméticos à base de óleo", acrescenta Tubini.

Por fim, vale destacar que, para obter um tratamento eficaz e seguro, é fundamental contar com a ajuda de um profissional dermatológico.

Boa Forma
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade