Conheça os 6 principais inimigos do colágeno
Veja 10 alimentos que vão ajudar a repor o colágeno
O colágeno é uma proteína essencial produzida pelo nosso corpo, responsável por dar estrutura, firmeza e elasticidade à pele, ossos, tendões, cartilagens e ligamentos. Com o passar dos anos, a produção natural de colágeno diminui, levando ao aparecimento de rugas, flacidez, dores nas articulações e outros sinais de envelhecimento.
O médico dermatologista Lucas Miranda explica que, a partir dos 25 anos, inicia-se uma perda progressiva e fisiológica do colágeno, que se acentua após os 30 anos.
"Embora uma alimentação equilibrada, rica em proteínas, antioxidantes e micronutrientes, auxilie na manutenção da saúde da pele, ela não consegue, isoladamente, repor a perda de colágeno decorrente do envelhecimento", diz.
O especialista conta que a suplementação com colágeno hidrolisado, quando bem indicada e aliada a bons hábitos de vida, juntamente com os tratamentos dermatológicos específicos, pode ser interessante para atingir o efeito necessário e a produção de colágeno.
Os principais inimigos do colágeno incluem:
- Exposição excessiva à radiação ultravioleta
- Tabagismo
- Consumo elevado de açúcar e álcool
- Estresse oxidativo (desequilíbrio entre a produção de radicais livres e a capacidade do corpo de combater os seus efeitos)
- Noites mal dormidas
- Processos inflamatórios crônicos.
"A radiação UV, especificamente, estimula a ação de enzimas que degradam as fibras colágenas, acelerando o envelhecimento da pele. Esses fatores comprometem a integridade da matriz extracelular, reduzindo a firmeza e elasticidade da pele ao longo do tempo", explica o biomédico Thiago Martins, mestre em Medicina Estética.
Qual é a melhor forma de repor colágeno?
A melhor forma de estimular a reposição de colágeno é por meio de uma abordagem combinada. "A suplementação oral com peptídeos de colágeno hidrolisado, preferencialmente associados à vitamina C, zinco e ácido hialurônico, tem respaldo científico quanto à sua eficácia", diz o biomédico.
Tópicos como retinoides e antioxidantes também contribuem para a estimulação dérmica. Em paralelo, o profissional recomenda tratamentos como bioestimuladores injetáveis, laser fracionado, radiofrequência microagulhada e ultrassom microfocado, que oferecem excelente resposta ao promover a neocolagênese — a formação de novo colágeno.
10 alimentos ricos em colágeno
1- Grãos e semente.
2- Carne vermelha
3- Frango
4- Aveia
5- Oleaginosas
6- Frutas vermelhas e cítricas
7- Peixes
8- Caldo com ossos
9 - Gelatina
10 - Claras de ovos