Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Conheça os diferentes tipos de tumores renais

Os tumores renais podem ser malignos e benignos, sendo que a maioria dos casos são o primeiro citado

27 jan 2016 - 19h37
(atualizado às 19h44)
Compartilhar
Exibir comentários
Tumores malignos representam entre 80% e 90% dos casos
Tumores malignos representam entre 80% e 90% dos casos
Foto: iStock/Getty Images / Vivo Mais Saudável

Estatísticas apontam que o câncer de rim representa cerca de 3% das doenças malignas em adultos no mundo todo. Embora os tumores renais preocupem, há também os tipos benignos, ainda que esses casos representem a minoria. Entenda a diferença a seguir.

Saiba mais sobre tumores renais

Existem tumores renais malignos e benignos. Entre os últimos, está principalmente o angiomiolipoma, mais comum em mulheres. Há, também, o oncocitoma, os tumores da cápsula renal, os tumores vasculares e o adenoma cortical.

Ainda assim, a grande maioria dos tumores de rim é maligno. O índica fica entre 80% e 90%. O mais comum é o carcinoma das células renais, com seus subtipos. Mais raro, há ainda o carcinoma das células transicionais. É preciso especificar o problema para não haver confusão e entender bem a doença.

O diagnóstico dos tumores normalmente é feito por meio da imagem. Isso ocorre via tomografia computadorizada ou ressonância magnética.

A opção mais segura para o tratamento é a cirurgia, que pode ocorrer de três modos. O primeiro é a nefrectomia radical, que inclui a retirada total do rim. O segundo é a nefrectomia parcial, que representa a retirada completa do tumor. Mais complexa que as demais, essa opção traz um risco maior de complicações para o paciente, como hemorragias. O último meio cirúrgico é a ablação tumoral por agulha, que é feita por radiofrequência ou crioterapia.

Outros problemas renais

Entre os principais fatores que podem levar aos tumores renais, estão o tabagismo, a hipertensão arterial e a obesidade. Além deles, outros problemas relacionados a esses órgãos também são comuns.

De acordo com o Dr. Roberto Manfro, nefrologista do Serviço de Nefrologia e Hemodiálise do Hospital Mãe de Deus, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, existem diversos problemas renais diferentes, mas os principais são aqueles que levam à perda crônica da função dos rins.

Segundo o especialista, eles podem ser divididos em três tipos. O primeiro são as doenças que afetam o parênquima renal, parte dos rins que filtra e elimina o excesso de líquidos do corpo. São as inflamações do rim, o diabetes e a hipertensão.

Depois, aparecem as doenças que afetam as artérias que levam suprimento sanguíneo para os rins. Por último, aparecem as doenças obstrutivas do sistema urinário. Aqui, destacam-se o crescimento da próstata e alguns tipos de cálculos renais.

Vivo Mais Saudável Vivo Mais Saudável, informação que faz bem.
Compartilhar
Receba previsões diárias e fique por dentro do mundo astrológico através do nosso WhatsApp
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade