Conselho de Enfermagem rebate críticas de Daniela Escobar: "Desrespeito"
Atriz sugeriu que enfermeiras de hospital gaúcho usavam 'muita maquiagem' "para catar médico, para casar”
A participação da atriz Daniela Escobar no podcast Papagaio Falante, comandado por Sergio Mallandro e Renato Rabelo, vem recebendo uma série de críticas. Durante a entrevista realizada em 4 de julho, a atriz sugeriu as que as enfermeiras de hospital do Rio Grande do Sul usam maquiagem excessiva e unhas longas para "catar médico, para casar".
A fala, que recebeu diversas críticas nas redes sociais e nota de repúdio do Conselho Regional de Enfermagem do estado sulista (Coren-RS), fazia parte de uma reflexão de Daniela sobre a aparência das profissionais da enfermagem do estado com as profissionais de Berverly Hills, nos Estados Unidos, onde vive há 20 anos.
“Sabe uma coisa que me chama muita atenção, tanto no hospital do Rio Grande do Sul, onde eu tive a cirurgia, quanto lá, em Beverly Hills, em Los Angeles, unhas compridas vermelhas, batom vermelho, ‘maquiadézimas’, cílios postiços, parecia que a mulher estava saindo da festa e indo trabalhar ou indo para festa daqui a pouco", iniciou.
Na sequência, Daniela questionou se isso seria considerado realista em uma novela: "Se bota isso numa novela não vão dizer que é ridículo? Que não existe, que o diretor de arte é um imbecil? É assim, a vida real tanto aqui no Brasil quanto lá. Eu ficava chocada. Eu ali, passando por aquela situação toda, gente de onde que essa mulher saiu, toda maquiada. Elas vão lá para catar médico. Para casar.”
Em nota oficial, o Coren-RS repudiou a fala da atriz e enfatizou "que este tipo de declaração só corrobora com o desrespeito vivenciado pelas profissionais de Enfermagem, expostas diariamente à violência, à intolerância e ao machismo nos serviços de saúde".
O Terra entrou em contato com a assessoria de Daniela Escobar, mas ainda não obteve retorno. O espaço segue aberto.
Leia a nota do Coren-RS na íntegra
O Coren-RS repudia veementemente a declaração da atriz Daniela Escobar durante episódio do podcast Papagaio Falante, em que se refere que mulheres profissionais de Enfermagem que usam maquiagem e cílios postiços, fazem isso para “catar médico”. A fala da atriz desrespeita as trabalhadoras da categoria, já que a forma como se maquiam e se cuidam esteticamente em nada tem a ver com a assistência prestada aos pacientes.
O Conselho enfatiza que este tipo de declaração só corrobora com o desrespeito vivenciado pelas profissionais de Enfermagem, expostas diariamente à violência, à intolerância e ao machismo nos serviços de saúde. Salientamos que não há mais espaço para esse tipo de comportamento em sociedade e não admitimos que falas como o da atriz sejam direcionadas à maior força da saúde.
Cabe ressaltar que a legislação é bem clara quanto ao que pode e o que não pode ser usado pelas profissionais durante o trabalho. Não é recomendado o uso de adornos, como anéis, pulseiras, relógios, colares, brincos e piercings, entre outros. Além disso, há a indicação de que não se use unhas postiças quando entrar em contato direto com os pacientes, mantendo as unhas naturais, limpas e curtas.