Script = https://s1.trrsf.com/update-1735848910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Contratura capsular: o que é, por que ocorre e como tratar

Saiba mais sobre a contratura capsular, complicação que pode acontecer após a colocação de implantes mamários

7 mar 2024 - 14h38
(atualizado às 16h50)
Compartilhar
Exibir comentários

Dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética apontam que o implante de silicone nos seios é a segunda cirurgia plástica mais buscada pelas brasileiras. Mesmo sendo realizado com técnicas bem-sucedidas, algumas pacientes podem apresentar algum tipo de complicação devido ao procedimento, por exemplo, a contratura capsular de grau avançado. Entenda mais a seguir!

Entenda quais são os sintomas da contratura capsular |
Entenda quais são os sintomas da contratura capsular |
Foto: freepik/Freepik / Boa Forma

O que é a contratura capsular?

A contratura capsular é resultado de uma reação do organismo contra um corpo estranho. Segundo o  Dr. Samuel Colman, cirurgia plástico, é comum que se crie uma cápsula em volta da prótese, que, com o tempo, pode engrossar e ocasionar a condição.

"Por mais próximo do ideal que a prótese seja, ela continua sendo um corpo estranho, por isso, ocorre a construção de uma membrana em volta do implante. Mas nem todos os casos são resolvidos só com cirurgia e nem toda dor nas mamas tem como causa as próteses", explica.

Quais são os sintomas da contratura capsular?

Nos graus 1 e 2 da contratura capsular, a paciente não sente incômodos, não apresenta alterações visíveis e, no segundo caso, pode sentir o implante ao apalpar. Nos graus 3 e 4, pode haver dores, desconfortos, mudanças na sensibilidade e alterações estéticas.

Como é tratada a contratura capsular?

Quando a situação ainda não é avançada, é possível realizar um tratamento clínico para combater o processo inflamatório, utilizando, por exemplo, medicamentos e nutrientes específicos evitar prevenir a piora do problema. Porém, em casos mais graves, a substituição da prótese pode ser necessária.

"Podemos realizar um tratamento com nutrientes para melhorar a qualidade da cápsula, aliviar os sintomas e proporcionar uma melhora na qualidade de vida da paciente. Se não houver melhora, a cirurgia pode ser indicada", ressalta o médico.

"Nesse sentido, é crucial diferenciar a contratura capsular da rejeição da prótese. Nem toda contratura leva à cirurgia, e cada caso precisa ser avaliado individualmente", completa.

Por que ocorre a contratura capsular?

A contratura capsular pode ocorrer por diversos motivos, entre eles, alterações genéticas, deficiências nutricionais, seromas e hematomas pós-operatórios e até infecções no período perioperatório.

Por fim, não se esqueça de sempre buscar um profissional qualificado e escolher próteses de boa qualidade, alerta o Dr. Colman.

Boa Forma
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade