Correr está entre suas metas de 2024? Veja alguns cuidados antes de começar
Não basta sair à rua ou ir para a pista e simplesmente começar a correr. Veja quais cuidados adotar antes de iniciar a prática
Janeiro é o mês de colocar as metas de ano novo em prática. E, para quem procura abandonar o sedentarismo e ter uma rotina mais saudável, começar a correr é uma das escolhas mais comuns. Porém, não basta apenas calçar um tênis e apertar o passo. Afinal, praticar corrida sem os devidos cuidados pode ser altamente prejudicial.
Pensando nisso, a educadora física Thais Nascimento, do GetNinjas, passou seis cuidados importantes antes de começar a correr. Confira:
1. Procure um médico
Não adianta ir pelo "embalo" de um certo alguém. Ou seja, não se baseie no achismo e procure orientação médica para que possa atestar que você está apto para atividade física.
"Antes de pensar em praticar qualquer atividade física, é essencial procurar por um médico e realizar exames periódicos. É muito importante que o seu corpo esteja preparado para a prática de atividades físicas", pontua Thais.
2. Fortaleça a musculatura
"No ambiente das academias de ginástica, há uma diversidade de equipamentos que proporcionam fortalecimento. Porém, há alguns exercícios feitos em casa de forma adaptada que também ajudam a alcançar este objetivo", complementa a profissional.
3. Pratique exercícios educativos antes de correr
A musculatura em boa condição dá suporte para o início dos exercícios. Além disso, ajuda na postura correta da atividade.
"Somente após o fortalecimento da musculatura é que é recomendado iniciar os exercícios educativos. Eles são chamados de educativos porque são responsáveis pela melhora de cada movimento da modalidade e também ajudam na postura para a execução da atividade", diz.
4. Use os calçados certos para correr
A escolha minuciosa do tênis faz a diferença no desempenho nas pistas. Portanto, esqueça aquele clichê do "bom e barato" e faça o investimento no objetivo que contribui para evitar lesões.
"Calçado adequado é um item indispensável para praticar corrida, porque, além de contribuir com o seu conforto, previne lesões nas articulações e evita dores nos pés, nas pernas e na coluna. Além disso, te ajuda a ter um rendimento melhor durante a atividade", afirma.
5. Não pule os treinos
Cumpra com a rotina semanal, pois só a regularidade pode atender o seu objetivo. "Se exercitar no mínimo três vezes por semana é o ideal para alcançar sua meta. Isso inclui exercícios na academia, atividades em casa e corridas na rua. O importante é manter o foco e a frequência das atividades", analisa.
6. Devagar e sempre
"Comece com pequenos treinos e intercale a corrida e caminhada ou corrida e descanso. Assim, seu corpo vai se adaptando à nova rotina e se condicionando. Tente tudo isso na esteira, inicialmente, e, de maneira gradativa, intercale com corrida de rua", encerra Thais Nascimento.