Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

Covid-19: cientistas encontram anticorpo eficaz contra todas as variantes

Pesquisa ainda revelou que a imunidade híbrida proporciona uma proteção baseada em anticorpos superior contra futuras exposições ao vírus

11 set 2024 - 09h40
Cientistas identificaram um anticorpo capaz de neutralizar todas as variantes conhecidas da Covid-19
Foto: Freepik

Cientistas identificaram um anticorpo capaz de neutralizar todas as variantes conhecidas do Sars-CoV-2, o vírus responsável pela Covid-19. Nomeado SC27, o anticorpo foi descoberto e isolado a partir de um único paciente por um grupo de pesquisadores liderados pela Universidade do Texas, em Austin. Os detalhes da descoberta foram divulgados na revista Cell Reports Medicine.

No âmbito de um estudo sobre imunidade híbrida — que resulta da combinação de infecção e vacinação —, a equipe conseguiu isolar o anticorpo SC27 utilizando tecnologias avançadas desenvolvidas ao longo de anos de pesquisa. A obtenção da sequência molecular precisa do anticorpo abre a possibilidade de sua produção em larga escala para futuros tratamentos.

Segundo Jason Lavinder, professor assistente de pesquisa no Departamento de Engenharia Química McKetta da Escola de Engenharia Cockrell e um dos principais responsáveis pela pesquisa, "a descoberta do SC27 e de anticorpos similares no futuro ajudará a proteger a população contra as variantes atuais e futuras da Covid."

Sintomas de covid, gripe e sinusite: qual a diferença? Sintomas de covid, gripe e sinusite: qual a diferença?

Desde a sua identificação, o Sars-CoV-2 tem evoluído rapidamente, tornando-se resistente a vacinas e tratamentos desenvolvidos até o momento. O objetivo da pesquisa atual é criar uma vacina universal capaz de gerar anticorpos e uma resposta imune ampla, oferecendo proteção contra o vírus e suas mutações.

O anticorpo SC27 atua ligando-se à proteína spike do vírus, uma estrutura essencial para a infecção das células humanas. Ao bloquear essa proteína, o anticorpo impede a infecção.

Além de identificar o anticorpo, a pesquisa revelou que a imunidade híbrida proporciona uma proteção baseada em anticorpos superior contra futuras exposições ao vírus, em comparação com a proteção obtida apenas por infecção ou vacinação isoladamente.

Para isolar o SC27, os pesquisadores utilizaram a tecnologia Ig-Seq, que combina sequenciamento de DNA de célula única com análise proteômica. Essa tecnologia permite uma visão detalhada da resposta dos anticorpos tanto à infecção quanto à vacinação.

Fonte: Redação Terra Você