Crossfit ou musculação: como escolher o ideal para você?
Força, perder peso, alongamento: quais os benefícios de cada prática
O hábito de fazer exercícios tem se tornado cada vez mais importante, principalmente para a saúde. É claro que também queremos resultados estéticos, mas vem cá comigo: não é uma delícia melhorar a postura, ganhar mais fôlego e ter uma força extra?
Já passou da época em que musculação era a única opção de prática. Você, com certeza, já ouviu falar de crossfit. A modalidade tem crescido no Brasil e é comum ver pessoas correndo na rua, subindo em cordas, levantando pneus…. Ai ai, já até cansei!
Por outro lado, ainda há quem não deixe de lado suas séries preferidas na academia. Malhar perna, tríceps e bumbum virou rotina para boa parte dos brasileiros.
Ficou em dúvida entre praticar musculação e experimentar o crossfit? A gente te ajuda.
Você quer perder peso ou ter força?
Henrique Morais, formado em educação física e instrutor de musculação e crossfit, explica que para escolher a modalidade ideal é preciso primeiro saber qual o seu objetivo: perder peso, ganhar força, definir músculos, melhorar mobilidade e qualidade de vida são alguns. “A musculação é ótima para ganho de massa muscular, preparar o condicionamento físico, mas é um tipo de treino que tem suas desvantagens, principalmente em relação à coordenação motora”, avisa.
Já o 'cross', segundo o profissional, costuma assustar muitos iniciantes, especialmente quando o assunto é lesão. Sim, há o medo de se machucar, e é o que pode acontecer - avisa Henrique, que pondera "o risco ocorre em todo esporte."
“Escolher a modalidade depende muito do gosto e do objetivo. O crossfit é ótimo para quem é muito elétrico, porque é uma atividade que não pausa e tem muito gasto calórico. Já na musculação há pausas entre as séries, visando hipertrofia (aumento da musculatura). O ideal é experimentar um pouco dos dois”, argumenta.
Pode fazer os dois ao mesmo tempo?
O instrutor dá uma dica extra para quem nunca fez nenhuma das atividades: experimentar três meses de pilates. A prática ajuda a preparar o corpo e a criar um ritmo para sair do sedentarismo e experimentar algo diferente.
“Dá para fazer, mas o ideal é que seja o mesmo (a) professor (a) para as duas (crossfit e musculação), ou que, pelo menos, haja um consenso entre os dois profissionais. Não é bacana fazer no mesmo dia, podendo alternar entre as duas atividades”, pontua.
Mas o professor adverte que não vê necessidade de realizar crossfit e musculação ao mesmo tempo, já que as duas práticas são bem completas. “Tem que tomar cuidado para não sobrecarregar o sistema e gerar alguma lesão”, avisa.
Tá ai o motivo de eu não ir muito a academia, é porque na minha não tem um Chay Suede e um Rômulo Estrela treinando 😂pic.twitter.com/YFWXVB79q5
— Nazaré Amarga (@NazareAmarga) August 13, 2022
Vivendo na pela a experiência
Decidida a finalmente colocar o "projeto fitness" em prática, fiz uma aula experimental de crossfit e minha ideia era sair um pouco da inércia e entender os limites do meu corpo.
Passava por um período sedentário, então você deve imaginar que não foi fácil. Na aula, começamos por um momento de alongamento em um colchonete e estava superfeliz até aí.
Quando começamos os exercícios de fato, me arrependi por alguns segundos. É claro que o instrutor aliviou, mas ainda assim pulei corda, fiz kettlebell swing (vídeo abaixo), fiz agachamento e levantamento de peso e o mais doloroso do treino: Pull Up, uma espécie de flexão de braços na barra fixa.
Acabei também experimentando musculação e yoga, que se tornaram as atividades escolhidas para minha rotina. Apesar do yoga trazer a concentração que preciso, não pense que é fácil, viu? Descobrir até onde meu corpo vai está sendo uma experiência única, mas deixemos essa conversa para outro dia.