Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Da gengivite a perda de um dente: entenda a doença periodontal

A doença periodontal é a principal causa de perda de dentes entre a população adulta. O quadro se inicia com uma gengivite

19 abr 2023 - 17h02
Compartilhar
Exibir comentários

O quadro começa com uma gengivite que, a princípio, parece inofensiva. Mas, sem tratamento, a condição pode evoluir para a perda dental. Trata-se da doença periodontal, que acomete as fibras de sustentação e o osso em volta do dente. Isto é, as estruturas responsáveis por manter os dentes em posição.

Da gengivite a perda de um dente: entenda a doença periodontal -
Da gengivite a perda de um dente: entenda a doença periodontal -
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

"Nos casos mais leves essa doença apresenta inflamação da gengiva, podendo resultar em sangramento. Já em casos mais complicados, pode provocar a perda dos tecidos de sustentação dos dentes", afirma o cirurgião dentista Dr. Daniel Nunes.

A Dra. Gabriela Nicolellis, também cirurgiã dentista e diretora da Clínica Gen, explica que a doença periodontal tem três diferentes estágios:

  • Gengivite: inflamação da gengiva, causada pela presença de placa bacteriana ou biofilme dental, uma película incolor que fixa no dente causando inflamação e sangramento. Nesse estágio, o próprio paciente consegue remover com escovação e uso de fio dental.
  • Periodontite leve: sem a higiene bucal adequada, a gengivite progride para a periodontite leve, em que a placa bacteriana atinge os tecidos debaixo da gengiva podendo chegar nos ossos. As estruturas que seguram os dentes com os ligamentos periodontais e ossos já foram atingidos, podendo formar a bolsa periodontal debaixo da gengiva, local que acumula detritos alimentares. Por isso, somente o cirurgião dentista pode fazer a remoção.
  • Periodontite avançada: a fase da progressão do estágio leve, deixando os dentes amolecidos e evoluindo para perda dental.

Sintomas e prevenção da doença periodontal

Segundo a Dra. Gabriela, o paciente com doença periodontal pode apresentar:

  • Sangramentos em volta da gengiva;
  • Placa bacteriana;
  • Tártaros gengivais;
  • Gengiva inchada e vermelha;
  • Bolsas periodontais.

Para prevenir a doença, a especialista indica a higiene bucal diariamente adequada, a visita a cada 6 meses ao cirurgião dentista e, além disso, evitar o fumo. Segundo o Ministério da Saúde, as doenças periodontais são condições muito comuns na população. Aliás, sua forma severa é considerada a sexta condição crônica que mais ocorre no mundo.

Nesse ranking, a periodontite severa fica abaixo apenas da cárie não tratada em dentes permanentes (1ª condição), dores de cabeça por tensão (2ª condição), enxaqueca (3ª condição), doenças fúngicas da pele (4ª condição) e outras doenças da pele e região subcutâneas (5ª condição).

Saúde em Dia
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade