Dados apontam que são realizados cerca de 800 mil implantes dentários anualmente
Especialista esclarece dúvidas sobre o procedimento
Um sorriso bonito e saudável impacta positivamente na vida de qualquer pessoa. Além de elevar a autoestima, traz diversos benefícios para a saúde. Informações da Associação Brasileira de Dispositivos Médicos (Abimo) indicam que, no país, são realizados cerca de 800 mil implantes dentários e colocados em torno de 2,4 milhões de próteses dentárias anualmente.
Segundo o Dr. Leandro Leão, Mestre e Especialista em implantes, os benefícios da reabilitação com implantes vão além dos fatores estéticos, o principal é devolver a função da mastigação e consequentemente uma melhor digestão.
Os implantes dentários são produzidos em titânio, um material biocompatível com organismo, que possibilita um sucesso na instalação dos implantes acima de 95% dos casos. Uma vez que o paciente apresente boas condições de saúde, qualquer pessoa está apta a realizar esse procedimento.
[caption id="attachment_4213" align="alignnone" width="300"]
©Group4 Studio de Getty Images Signature via Canva.com[/caption]
"Quando o paciente perde algum dente, a melhor opção para reabilitação é através dos implantes. O procedimento é realizado em duas etapas, a primeira é a parte cirúrgica (instalação dos implantes), a segunda é a instalação da prótese ou dente. Quanto maior a experiência do profissional e o seu conhecimento relacionado a parte protética, assim como a qualidade do implante propriamente dito, maior a previsibilidade de sucesso do tratamento", explica o Dr. Leandro.
As novas tecnologias são uma grande aliada do profissional, fazendo com que os procedimentos fiquem cada vez mais simples, rápidos, com maior previsibilidade e melhor qualidade. Porém, é muito importante que o paciente procure um tratamento odontológico o mais rápido possível, pois quanto mais o tempo passa, mais dificil fica a resolução do caso.
O processo de instalação é tranquilo, praticamente indolor, é uma cirurgia muito rápida, não demora mais que 10 minutos, e o pós-operatório é praticamente com ausência de dor, edema ou qualquer tipo de desconforto.
Fonte: Dr. Leandro Leão l CRO 91281 | Mestre em odontologia e especialista em implantes |@dr.leandroleao