Deborah Secco fez! Tatuagem para camuflar olheiras funciona?
Atriz de 44 anos compartilhou imagens do procedimento nas redes sociais; especialistas alertam para mudanças na pele a longo prazo
A atriz Deborah Secco, 44, surpreendeu os fãs e seguidores ao compartilhar imagens em que aparece realizando uma "tatuagem" para camuflar suas olheiras. Ela descreveu o procedimento como indolor.
Segundo o biomédico Thiago Martins, a camuflagem de olheiras é indicada para indivíduos que possuem olheiras escuras persistentes que não respondem bem a tratamentos tópicos convencionais, como cremes clareadores ou tratamentos a laser.
"É particularmente útil para pessoas que desejam uma solução mais duradoura para melhorar a aparência da área sob os olhos", diz. O biomédico, porém, afirma que cada caso deve ser avaliado por um especialista na área. "Cada caso deve ser avaliado cuidadosamente, considerando a saúde da pele e a predisposição a reações alérgicas", complementa.
Além disso, Thiago também alerta sobre o fato de que, a nossa pele, com o passar dos anos, acaba mudando. "Essas mudanças podem não ser tão uniformes com a cor escolhida para camuflar as olheiras, deixando o resultado pouco estético", avalia.
"Não é um procedimento seguro"
O dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr., membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia, concorda com Thiago. "Não é um procedimento seguro, pois a pele muda de cor e tonalidade com o passar dos anos e o pigmento desbota, o que acaba resultando em uma pele disforme e com cores distintas. Há um grande risco de a coloração ficar diferente do restante da pele, primeiro porque a pele tem períodos que está mais clara e períodos que está mais escura, ela bronzeia enquanto o pigmento fica fixo".
O médico também ressalta os problemas comuns de qualquer tatuagem, como infecções, alergias, cicatrizes hipertróficas e queloides.
Como é feita a camuflagem de olheiras?
O procedimento é feito com anestesia no local e a maioria dos pacientes o descreve como indolor (como foi o caso de Deborah). A percepção de dor, contudo, é subjetiva e pode haver um leve incômodo durante a aplicação do produto.
Quanto à recuperação, nas palavras de Thiago, é relativamente rápida. "É comum que a área tratada apresente algum grau de inchaço e vermelhidão nos primeiros dias. Os cuidados pós-procedimento incluem evitar exposição ao sol, usar protetor solar, e manter a área limpa e hidratada. A cicatrização completa pode levar algumas semanas, durante as quais é importante seguir as orientações do profissional que realizou o procedimento", garante.
O custo da camuflagem de olheiras pode variar dependendo de vários fatores, incluindo a experiência do profissional, a localização da clínica, e a complexidade do caso. Em média, os preços podem variar de R$ 1.500 a R$ 3.000, mas é recomendável consultar diretamente a clínica para obter uma estimativa mais precisa.