Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Dengue hemorrágica: sintomas, tratamento e quanto tempo dura

A forma mais grave da doença pode levar à morte se não tratada rapidamente; entenda quais são os principais sintomas da dengue hemorrágica

29 mar 2023 - 09h18
Compartilhar
Exibir comentários
Mosquito Aedes Aegypti
Mosquito Aedes Aegypti
Foto: Tacio Philip / iStock

Doença endêmica no Brasil, a dengue é uma preocupação constante para os órgãos públicos. Sua versão mais grave, a dengue hemorrágica, atinge uma a cada 20 pessoas infectadas pelo mosquito Aedes Aegypti e pode levar à morte, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos. 

Neste mês, Jhonatan Wiliantan da Silva morreu de dengue hemorrágica e sua história foi ao ar no quadro do Domingão com Huck, da TV Globo, neste domingo (26) e repercutiu nas redes sociais.

Diante desses dados e do aumento de casos em território nacional, é importante entender como a doença se manifesta, como é tratada e quais são as medidas de prevenção.

O que é a dengue hemorrágica?

A dengue é um tipo de infecção marcada por quadros de febre aguda. O arbovírus que a transmite é da família Flaviviridae, do gênero Flavivírus. Costuma atingir humanos picados pela fêmea do mosquito Aedes Aegypti (quando o inseto está infectado), podendo despertar desde sintomas leves a graves.

Os casos mais preocupantes, que podem levar à morte, são classificados como dengue hemorrágica, quando a doença evolui entre o terceiro e o sétimo dia de sintomas. De acordo com a Fiocruz, pacientes acometidos com o quadro apresentam manifestações hemorrágicas, neurológicas, colapso circulatório e convulsões.

O risco de desenvolver a forma grave da doença é maior para quem tem histórico de infecções prévias — isso é possível pois há quatro subtipos do vírus (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). Gestantes, crianças, idosos e indivíduos com doenças crônicas também correm mais risco de sofrer complicações da dengue.

Quais os principais sintomas da dengue hemorrágica?

Pessoas com dengue hemorrágica podem ter os mesmos sintomas da forma simples da doença, como febre alta e repentina, dor de cabeça, manchas e erupções na pele, náuseas, vômitos, cansaço e dores nos ossos. A versão grave da doença potencializa essas sensações e desperta ainda:

  • intensa dor abdominal
  • sangue nas fezes, no vômito e ou nas gengivas e nariz
  • fadiga
  • perda de sentidos
  • dificuldade respiratória
  • queda de pressão arterial

Com o surgimento de qualquer um desses sintomas, recomenda-se que o paciente busque uma unidade de saúde imediatamente.

Tratamentos

Como não há um remédio específico para combater o vírus, o tratamento da dengue é feito com analgésicos e antitérmicos, além de muita hidratação. 

Geralmente, o indivíduo com as formas leve e moderada doença pode ser tratado em casa, de repouso e sob acompanhamento médico. Já os casos de dengue hemorrágica demandam internação.

Imagem ilustrativa de uma vacina da dengue
Imagem ilustrativa de uma vacina da dengue
Foto:

No início deste mês de março, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma nova vacina contra a dengue, a primeira recomendada tanto para quem teve a doença quanto para quem nunca a desenvolveu.

Batizado de Qdenga, o imunizante da empresa japonesa Takeda Pharma apresentou eficácia de 80,2% contra a doença após 12 meses de aplicação da segunda dose. De acordo com a Anvisa, o número de hospitalizações caiu para 90%.

A priori, a vacina é recomendada para pessoas entre 4 e 60 anos. Mulheres grávidas e em fase de amamentação não devem ser vacinadas.

Com a autorização da agência, o imunizante já pode ser comercializado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pela rede privada, mas ainda não foi incorporado ao programa de imunizações pelo Ministério da Saúde.

Dúvidas

  • Quanto tempo dura a dengue hemorrágica?

Geralmente, demora de 3 a 15 dias para os sintomas aparecerem. O quadro pode ser agravado, chegando a óbito rapidamente, de 12 a 24 horas, como também pode ser atenuado rapidamente, com terapia anti-choque adequada.

  • Dengue hemorrágica tem cura?

Para a recuperação do indivíduo, a doença precisa ser tratada imediatamente, sob acompanhamento médico e administração das terapias propícias aos sintomas da doença.

  • É possível ter dengue hemorrágica na primeira contaminação?

Sim. É mais comum desenvolver a forma grave quando o indivíduo já foi infectado por uma das formas do vírus, mas é possível sofrer sérias complicações já na primeira infecção.

Prevenção

A principal forma de prevenção da dengue hemorrágica é a partir do controle da proliferação do mosquito. Isso é feito pelos órgãos de saúde por meio da eliminação de criadouros e ações de vistoria e conscientização para que os cidadãos não deixem reservatórios e outros locais com água parada descobertos.

Registro de uma ação de prevenção à dengue
Registro de uma ação de prevenção à dengue
Foto: Joa Souza / iStock

Também recomenda-se que residentes e passantes em áreas de grande transmissão usem calças e camisas de manga comprida, além de repelentes. Assim que disponível para toda a população, a vacina também será uma importante medida de prevenção ao vírus.

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade