Dentes de ouro: saiba os riscos do acessório para a saúde bucal
A colocação incorreta dos dentes de ouro pode causar inflamações na gengiva, afetando a saúde bucal de diferentes formas
Celebridades como Miley Cyrus, Justin Bieber, Rihanna e até mesmo Kim Kardashian têm ou já tiveram dentes de ouro em algum momento de suas carreiras. No Brasil, o acessório também é procurado. Alguns MCs e influenciadores já usaram ou usam em seus dentes.
Nas redes sociais, o sorriso dourado divide opiniões. Há internautas que não gostam nem um pouco da moda, enquanto outros confessam terem vontade de experimentar. Gostando ou não, os dentistas alertam sobre possíveis problemas gengivais caso os dentes de ouro sejam mal colocados, podendo levar até à perda de dentes.
Segundo a cirurgiã-dentista Claudia Consalter, a colocação do acessório pode causar doenças periodontais. "Quando inserimos o dente falso, que pode ser feito de muitas substâncias, não necessariamente ouro, pode acontecer um sobrecontorno, um degrau no encontro entre o dente original e a gengiva. Isso pode causar o acúmulo de placa bacteriana, desenvolvimento de cáries, inflamações na gengiva e, em casos extremos, até levar à perda de elemento dentário", explica.
Ela conta que a boca é um órgão que está sempre em exposição, além de ser sensível a corpos estranhos. Até mesmo piercings na região precisam passar por um processo de higienização mais elaborado e cuidados redobrados. Tudo isso devido a possíveis infecções e lesões crônicas. "Se uma pessoa quer colocar dentes de ouro, é necessário ter muito cuidado com o material introduzido e acompanhamento de um profissional especializado", completa a cirurgiã que também é sócio-fundadora da OrthoDontic.
Opção mais segura
Uma outra opção para quem deseja aderir ao acessório é optar pela versão removível, os famosos "grillz". A peça é produzida sob medida em metal ortodôntico com ouro ou prata, que o paciente pode utilizar por quanto tempo quiser, mas precisa retirar ao comer e dormir. "Mesmo com versão móvel, é preciso escovar os dentes com mais frequência e não os deixar por tanto tempo na boca, pois pode acabar movimentando outros dentes", alerta Consalter.