Dermatologista aponta os procedimentos que serão tendência em 2024
Para a dermatologista Dra. Daniela Ferro, a crescente popularização de procedimentos corporais mostra que o corpo é a nova face
O Brasil é o 2º país que mais realiza cirurgias plásticas no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Além disso, uma estimativa da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) revela que mais de 2 milhões de pessoas realizaram procedimentos cirúrgicos no país em 2023.
Como se não bastasse, relatórios recentes mostram que a pesquisa por "rotina de cuidados com a pele do corpo" aumentou 1.025% no Pinterest. Tudo isso demonstra que as pessoas estão cada vez mais interessadas no skincare além do rosto, procurando procedimentos e cuidados para todo o corpo.
Para a dermatologista Dra. Daniela Ferro, é como se o corpo fosse a nova face. A médica aponta a importância de um tratamento sério e personalizado para cada paciente, além de citar alguns tratamentos estéticos que estarão em alta neste ano.
Segundo a profissional, a procura por procedimentos e tratamentos estéticos tem aumentado nos últimos anos, principalmente após a pandemia. "A tendência é que as pessoas se cuidem cada vez mais. A autoestima e autocuidado fazem parte deste novo olhar para o bem estar", diz.
Ao apontar que "o corpo é a nova face" e explicar que os procedimentos com o corpo têm sido mais procurados ultimamente, a Dra. Daniela cita alguns procedimentos e aparelhos que estarão em alta neste ano. Confira:
Procedimentos que serão tendência em 2024
Ultrassom microfocado: trata-se de uma tecnologia que estimula o colágeno com as ponteiras que vão agindo em diversas profundidades; trabalha a face ao fazer o lifting, e também o pescoço e colo. Utiliza as ponteiras micro focadas para tratar a flacidez e estimular o colágeno, e as macro focadas para tratar a gordura corporal.
Lasers - fracionado ablativo, de CO2, para melasma, etc: os tratamentos com laser auxiliam em diferentes áreas da saúde e da estética. Além disso, alguns dispositivos específicos de aplicação apresentam ótimo desempenho e eficácia nos tratamentos, pois sua emissão consegue atingir camadas mais profundas através de seu comprimento de onda.
Radiofrequência microagulhada: vem sendo muito usada em tratamentos faciais e corporais. É indicada, principalmente, para o rejuvenescimento.
Novidades chegando no mercado
O PDRN, derivado do salmão, recebeu a aprovação da Anvisa em 2023. "Usado em cosméticos, aplicado após o laser ou até mesmo de forma injetável, ele melhora a função celular ao auxiliar na produção de colágeno", explica a dermatologista.
Além disso, outro produto que chegou recentemente no mercado, são os Exossomos, derivados de células-tronco de plantas. "Usado de forma tópica, ele potencializa o uso do bioestimulador após o uso do laser, e promete ser revolucionário em diversos tratamentos", diz a profissional.
Cuidados essenciais
Ao falar de procedimentos estéticos, a Dra. Daniela Ferro relembra que alinhar as expectativas com os pacientes é essencial, e a parte psicológica é a mais importante.
"Devemos colocar o espelho na frente do paciente, mostrar para ele o que podemos e o quanto podemos melhorar. Explicar que as combinações de tratamentos são o que realmente entregam resultado, e deixar claro que nada é entregue na 1ª sessão. Afinal, é preciso de mais sessões para enxergar resultados, principalmente em tratamentos com laser e ultrassom", diz.
Segundo a dermatologista, é tudo sobre constância, principalmente com manutenções durante os tratamentos. "Ter uma conexão de confiança com o paciente, alinhando as expectativas que ele tem, é o melhor caminho", reitera.