Dia D: entenda as medidas do Ministério da Saúde contra a dengue neste sábado
"Este é um momento de atenção não só das autoridades sanitárias, do Ministério da Saúde, mas também de toda a sociedade", declarou a ministra da Saúde, Nísia Trindade
O Ministério da Saúde anunciou o Dia D contra a dengue, que ocorrerá no próximo sábado (2). As medidas buscam reforçar a vigilância de todos os habitantes contra o mosquito Aedes aegypti. que transmite, além da dengue, outras arboviroses, como Chikungunya e Zika.
"Faço aqui um chamamento à sociedade, aos profissionais de imprensa, para que estejam conosco no Dia D - Brasil unido contra adengue, no próximo sábado. Este é um momento de atenção não só das autoridades sanitárias, do Ministério da Saúde, mas também de toda a sociedade", alertou. "Ainda que essa pauta esteja concentrada na saúde, há uma importante discussão interministerial para enfrentamento dessa doença a médio e longo prazo, para isso temos reforçado ações estruturantes, com o papel fundamental do Presidente Lula nessa articulação", declarou a ministra da pasta, Nísia Trindade.
O Governo agilizou a aprovação de um repasse de R$ 23,4 milhões para nove municípios de Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo, assim como o Distrito Federal. No total, R$ 1,5 bilhão foi alocado para financiar situações de emergência, como o recente surto de dengue.
O Ministério também instalou Centros de Operações de Emergência - COE Dengue em estados e munícipios, para uma coordenação das ações preventivas ao redor do Brasil. Os estados do Paraná, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal receberam visitas técnicas para a qualificação em arboviroses de mais de 40 mil profissionais.
"10 minutos contra a dengue"
A campanha busca conscientizar a população e reforçar as precauções a serem tomadas para evitarmos a proliferação do mosquito. Moradores será incentivados a fechar bem suas caixas d'água, embalar o lixo propriamente, receber os agentes de saúde, colocar areia nos vasos de plantas, guardar pneus em locais abertos, limpar as calhas de casa. não acumular entulhos e esvaziar garrafas PET, potes e vasos.
Dia D contra a dengue! Faço um chamamento a toda a sociedade para uma grande mobilização nacional neste sábado, 2 de março. Vamos reservar nossos #10MinutosContraADengue para prevenir e eliminar os focos do mosquito, um momento de atenção dos governos e de todos nós. (+) pic.twitter.com/thYSUQnDLq
— Nísia Trindade Lima (@nisia_trindade) February 27, 2024
Explosão de casos
O Brasil atingiu a marca de um milhão de casos de dengue em 2024, quase quintuplicando o número do mesmo período do ano anterior, 207.475. Além disso, houve 214 mortes confirmadas e 687 em investigação desde janeiro. A projeção do Ministério da Saúde é que, até o fim do ano, o índice ultrapasse os quatro milhões de casos.
Diante desse cenário alarmante, sete estados brasileiros (Acre, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo), além do Distrito Federal, declararam emergência em saúde pública devido à dengue.
Até agora, mais de um milhão de doses da vacina Qdenga foram distribuídas para municípios de Tocantins, Bahia, Roraima, Mato Grosso do Sul, Goiás, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina, Distrito Federal, Acre, Paraíba, Rio Grande do Norte, Amazonas, São Paulo e Maranhão. O público-alvo desta primeira fase são crianças de 10 a 14 anos.
Sintomas
Quem contrai o vírus da dengue apresenta um ou mais dos seguintes sintomas: Febre alta, dor no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. Caso perceba qualquer um deste sintomas, procure uma unidade de saúde.