Dia da Saúde: 6 dicas para estar sempre saudável
Para viver esbanjando saúde, é preciso fazer por onde. Diferentes especialistas dão dicas de como cuidar do corpo e da mente
Hoje o globo todo celebra o Dia Mundial da Saúde (07/04), data que foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1948.
Saúde, por definição do dicionário de Oxford, é um estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. Ao mesmo tempo, é um "estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital".
Pensando nessas características que definem saúde, separamos x dicas para você se manter sempre saudável. Confira:
1 - Durma bem
De acordo com a cirurgiã vascular Dra. Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, a qualidade de sono é um dos grandes pilares da medicina do estilo de vida. Segundo ela, o ideal é dormir consistentemente de sete a oito horas por dia. "Fugir desses valores é colocar a saúde em risco", diz a médica.
"Irritabilidade, dificuldade de concentração e cansaço durante o dia podem ser sinais de que você não está dormindo o bastante. Ou então, seu sono não está sendo reparador, mesmo se você tem a impressão que dormiu tempo suficiente", afirma.
Dentre os diferentes danos à saúde, Aline aponta que noites mal dormidas podem favorecer o ganho de peso, prejudicar a pele, danificar os rins e até mesmo a fertilidade. Portanto, para um 2024 mais saudável, dormir bem é fundamental.
2 - Dance
Zumba, jazz, dança contemporânea, balé, frevo… tanto faz, o importante é colocar o corpo em movimento. Se quem canta seus males espanta, quem dança ativa gatilhos saudáveis tanto no corpo quanto na mente.
"A função cardiorrespiratória, a flexibilidade, o condicionamento aeróbico e o relaxamento com a liberação de hormônios do prazer são alguns dos benefícios que a dança pode proporcionar. Além disso, é uma atividade física democrática. Isso porque não há restrição de idade", comenta o Dr. Felipe Ribeiro, gerente médico do Complexo Hospital de Niterói (CHN).
3 - Tenha uma alimentação equilibrada
Você certamente já ouviu a expressão "você é o que come". Afinal, a alimentação, de fato, fala muito sobre nossa saúde e o nosso corpo. E não restam dúvidas sobre o quanto a prática de comer de maneira correta pode influenciar no organismo, na reconstrução de células, tecidos e até dos ossos. Uma alimentação adequada também ajuda a melhorar quadros de doenças simples até às mais complexas.
A Dra. Tassiane Alvarenga, médica endocrinologista e metabologista, destaca que diminuir o consumo de alimentos processados e ricos em açúcar, sal e gorduras saturadas é crucial para prevenir condições crônicas. É o caso do diabetes tipo 2, doenças cardíacas, hipertensão arterial e obesidade.
Já o consumo regular de alimentos ricos em fibras, como aveia e leguminosas ajuda a controlar os níveis de colesterol, prevenindo doenças cardíacas. "Além disso, a inclusão de ácidos graxos ômega-3, encontrados em peixes gordos como salmão e sardinha, tem demonstrado benefícios na prevenção de doenças cerebrovasculares", explica a especialista.
4 - Fuja do sedentarismo
Para quem deseja ter mais saúde, abandonar o sedentarismo deve estar entre as suas primeiras atitudes. O neurocirurgião Dr. Antônio Araújo explica que a atividade física melhora a função cognitiva, o equilíbrio e a força, o que ajuda tanto na prevenção de doenças neurológicas como no alívio de sintomas.
Além disso, a prática de exercícios ajuda a preservar a mobilidade ao longo da vida, e funciona como um verdadeiro remédio, graças à liberação de hormônios importantes para o organismo.
"A liberação de endorfina e serotonina é a principal aposta para auxiliar nas fortes dores de cabeça, pois os hormônios atuam como analgésicos naturais. O cortisol - hormônio do estresse - pode ser reduzido através da prática saudável, gerando um efeito anti-inflamatório para o tratamento das doenças", aponta o Dr. Antônio.
5 - Jogue xadrez
A dica pode parecer boba, mas ao jogar xadrez, você exercita ambos os lados do cérebro, tornando-o mais ativo e saudável. Mas não é só isso: o jogo ajuda na concentração, desenvolve a criatividade, a autoconfiança e até mesmo treina a pessoa a agir com calma sob pressão.
6 - Não se esqueça da saúde mental
A mente também faz parte do corpo e, portanto, cuidar da saúde mental é imprescindível para o bem-estar de todo o organismo. "Problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão, possuem fatores imutáveis, como a genética. Porém, eles também têm forte influência nos nossos hábitos, o que muitas vezes fazemos de forma inconsciente das suas consequências", adverte o psiquiatra Dr. Flávio H. Nascimento.
Dentre os hábitos que afetam diretamente a nossa saúde mental, Flávio aponta especialmente o excesso de celular, dormir mal, perfeccionismo extremo, consumo excessivo de álcool e drogas e a conduta de exprimir sentimentos.
Por outro lado, de acordo com o Dr. Sérgio Rocha, psiquiatra e Diretor Técnico da Clínica Revitalis, é possível prevenir alguns tipos de transtornos inserindo algumas atividades na rotina, como caminhar, se alimentar bem e dormir. O psiquiatra recomenda ainda buscar fazer terapia e adotar práticas como a meditação.