Dia do Deficiente Visual: 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados
O envelhecimento da população aumentará ainda mais os casos de deficiência visual e cegueira no mundo todo. Veja como prevenir
Hoje é o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual (13/12). Dos aproximadamente 39 milhões de casos de cegueira no mundo, o Brasil registra cerca de 580 mil casos. Contudo, a OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que 80% poderiam ser prevenidos mediante diagnóstico médico precoce e tratamento adequado.
A deficiência visual abrange condições como catarata, glaucoma e diabetes que, além de afetar outros órgãos, pode causar retinopatia diabética. A Dra. Fabíola Gavioli Marazato, médica oftalmologista no CBV Hospital de Olhos, destaca que algumas deficiências são reversíveis. "A catarata, por exemplo, pode ser solucionada cirurgicamente e está associada a erros de refração", explica.
A especialista aponta ainda que o envelhecimento da população contribuirá para um aumento ainda maior das deficiências visuais. Até 2060, prevê-se que 26% dos brasileiros terão mais de 60 anos. Por isso, ela ressalta a importância do acompanhamento médico e exames de prevenção.
"É importante orientar as pessoas sobre sobre as causas da cegueira e baixa visão, proporcionando acesso a tratamentos e medidas preventivas para as doenças oculares", afirma a médica.
A importância do acompanhamento médico e exames de prevenção vai além da detecção precoce. Isso porque agendamento regular de consultas oftalmológicas permite a identificação de condições em estágios iniciais, e também proporciona um espaço para educar os pacientes sobre a importância da adesão a tratamentos e mudanças de estilo de vida.
"Além disso, a realização de exames preventivos, como tonometria, fundoscopia e exames de refração, oferecem informações valiosas sobre a saúde ocular de uma pessoa, e permitem um acompanhamento mais preciso", diz a oftalmologista do CBV Hospital de Olhos.