Dia do Dermatologista: 4 dicas especiais para corredores
É o conjunto de teses que reforça o trabalho multidisciplinar para prática segura
5 de fevereiro é o Dia do Dermatologista, data criada pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e que se comemora desde os anos 2000. Esse é o tipo de profissional importante para um corredor, que consequentemente são expostos ao sol, chuva, ventos e qualquer imprevisto.
Sendo assim, o cuidado com a pele torna-se indispensável para um corredor amador ou profissional e nesse sentido o Sport Life vai transmitir as quatro principais dicas para corredores com a ajuda do dermatologista Dr. José Roberto Braga Filho.
As quatro principais dicas para corredores
Protetor solar
"A primeira coisa que lembramos é o uso do protetor solar apropriado, ou seja, aquele apropriado para atividades esportivas, que tenha um fator de proteção alto para aquele momento e que tenha alto poder de fixação para não escorrer com o suor. Não esquecer do protetor labial, para o couro cabeludo, uso de bonés ou viseiras", disse o Dr. José Roberto em contato com a reportagem.
Cuidado com a vaidade
Não abre mão da beleza antes da hora do play? Repense sobre as suas escolhas. O motivo é que certos produtos estéticos não são indicados para o momento da corrida ou treino.
"A corrida com maquiagem não é indicada, pois pode obstruir os poros e dificultar a transpiração. Também não é indicado o uso de perfumes, porque os mesmos exposto ao sol podem desencadear uma dermatite alérgica na região aplicada", orientou.
Atenção com as dobras
"Principalmente na virilha e raiz da coxa, que pelo atrito repetitivo e suor pode desencadear uma dermatite, a famosa assadura, que pode ser a porta de entrada para outras doenças dermatológicas, como infecção fúngica ou bacteriana", garantiu o médico.
Hidratação
"Não devemos esquecer da hidratação de nossos pés e o uso de tênis adequado. A corrida pode levar ao aparecimento de bolhas e calosidades", finalizou o Dr. José Roberto Braga Filho.