Três itens que dificultam a fertilidade você provavelmente não sabia
A palavra de um especialista ajuda a evitar estratégias duvidosas nas tentativas de engravidar
12 de abril é o Dia Nacional do Obstetra. A data serve como reconhecimento para aquele profissional que acompanha mulheres em todo o seu período de gestação. Além disso, o Sport Life vai compartilhar três produtos que dificultam a fertilidade com a ajuda do ginecologista obstetra Dr. Rodrigo Rosa.
Os três produtos que dificultam a fertilidade
Lubrificante
"O lubrificante pode causar uma alteração no pH da vagina, que tem um nível de acidez ideal para garantir a sobrevivência dos espermatozoides. Além disso, alguns produtos, principalmente aqueles com vaselina em sua composição, podem prejudicar a motilidade dos espermatozoides", explica o médico.
Potes e garrafas plásticas
Ambos possuem os produtos químicos disruptores endócrinos (EDCs) em sua composição, que podem afetar a qualidade do esperma e do óvulo e reduzem as chances de concepção.
"A exposição excessiva a esses EDCs pode induzir a diversos tipos de danos no DNA, causando, por exemplo, mutações que inviabilizam os espermatozoides, com consequente redução da fertilidade masculina", diz o especialista.
Café
"O excesso de cafeína, acima de 100mg por dia, pode prejudicar a fertilidade, principalmente feminina, pois leva a alterações hormonais e na produção de óvulos. Além disso, a ingestão exagerada de cafeína durante a gravidez tem sido relacionada ao aumento do risco de abortos", encerra o Dr. Rodrigo Rosa.