Dia Mundial do Chocolate: como essa delícia pode beneficiar mulheres no climatério e menopausa
Aminoácido presente na iguaria pode ser aliado a série de mudanças hormonais e físicas do período
Celebrado mundialmente em 7 de julho, o Dia Mundial do Chocolate não é apenas uma ocasião para se deliciar com esse doce irresistível, mas também uma oportunidade para entender seus benefícios à saúde.
Estudos têm destacado como o chocolate pode ser um aliado importante para as mulheres durante o climatério e a menopausa. Felizmente, o consumo moderado pode oferecer alívio para alguns dos sintomas que aparecem nesse período de transição.
Em entrevista ao Terra Você, a nutricionista especialista em saúde da mulher, climatério e menopausa, Ramiele Calmon, conta que o consumo de chocolate melhora o humor e o bem-estar, reduz a ansiedade e depressão, ajuda na saúde cardiovascular, alivia os sintomas da menopausa e melhora a função cognitiva..
Além do triptofano - aminoácido essencial, que não pode ser produzido pelo corpo e tem efeitos positivos no humor e bem-estar - presente no chocolate, o estímulo da serotonina proporciona uma melhora na questão que condiz à saúde comportamental e mental da mulher.
“O mais recomendado é o chocolate amargo, por ter maior concentração de flavonoides e triptofano e menor concentração de açúcar”, destaca a especialista.
A recomendação diária de consumo moderado de chocolate, varia numa quantidade de 30 a 60 gramas de chocolate amargo. A nutricionista destaca que a qualidade do chocolate é fundamental. Então, um chocolate que tem maior concentração de cacau, mais de 70%, faz com que ele tenha menos açúcar.
“Precisamos diminuir a concentração de açúcar, porque o açúcar aumenta marcadores inflamatórios. Por isso, quanto mais cacau, melhor. Utilizar o cacau 100%, nas receitas, nas preparações, é muito bem-vindo nessa fase da vida, e também consumir equilibradamente numa alimentação onde a concentração de gorduras boas esteja incluída”, recomenda a profissional.
Uma alimentação rica em frutas, vegetais, carnes magras, sementes, grãos, frutas, verduras e legumes, uma alimentação totalmente anti-inflamatória também é indicada para mulheres no climatério e menopausa.