Alimentos com o selo “fitness” prejudicam perda de peso
O rótulo com a palavra “fitness” pode fazer com que as pessoas comam mais o produto e se exercitem menos
Os alimentos “fitness”, como barrinhas de proteína e cereais, podem prejudicar a perda de peso. Essa é a conclusão de um estudo publicado no Journal of Marketing Research, que indica que os alimentos com essa descrição no rótulo podem fazer com que as pessoas comam mais deles e se exercitem menos.
Os voluntários receberam barrinhas de cereal com duas embalagens diferentes, sendo que uma apenas dizia o que era o produto e a outra continha a palavra “fitness” e uma imagem de um tênis de corrida. Todos tiveram oito minutos para saboreá-los e avaliá-los. Na outra fase da pesquisa, os cientistas pediram que se exercitassem o quão vigorosamente gostariam em uma bicicleta depois de comer o lanche.
Para aqueles que se preocupavam com o peso constantemente, o efeito da rotulagem foi significativo, levando-os a comer mais do item com a indicação “fitness” e gastar menos energia na fase da atividade física.
Siga o Terra Estilo no Twitter
“É importante dar mais ênfase no monitoramento de pistas fitness em marketing. Por exemplo, uma marca poderia oferecer vouchers de academia ou dicas de exercícios em vez de apenas sugerir ‘fitness’ por meio de um rótulo ou imagem. Lembrar o consumidor de que o exercício é ainda necessário pode ajudar a neutralizar o efeito negativo desses alimentos com a marca de fitness”, concluíram os autores Joerg Koenigstorfer, da Universidade Técnica de Munique, e Hans Baumgartner, da Universidade Estadual da Pensilvânia.