Cogumelo pode prevenir obesidade, diz estudo
Extrato do cogumelo Ganoderma lucidum podereduzir ganho de peso, inflamação crônica e resistência à insulina
O cogumelo não-comestível Ganoderma lucidum é utilizado na medicina chinesa, por meio de extrato, há séculos para promover saúde e longevidade. Agora, cientistas da Universidade Chang Gung, de Taiwan, constataram que ele pode ajudar a reduzir o peso corporal. Os dados foram publicados na revista Nature Communications.
Para chegar a essa conclusão, realizaram testes em ratos alimentados com dieta rica em gordura. Em dois meses, os animais chegaram a pesar 42 g, enquanto que os que seguiam o mesmo padrão alimentar, mas recebiam um extrato do cogumelo, apresentaram apenas 35 g.
Siga o Terra Estilo no Twitter
Os cientistas constataram que o cogumelo alterou as bactérias no intestino, responsáveis pelo benefício. “O nosso estudo mostra que G.lucidum mycelium previne a obesidade induzida por dieta e alivia a inflamação por meio da modulação da composição da flora intestinal e mantendo a integridade da barreira intestinal”, concluíram os cientistas. “Pode ser utilizado como prebióticos para reduzir o ganho de peso corporal, inflamação crônica e resistência à insulina (diabetes tipo 2) em indivíduos obesos.”