Comer 'como homem' ajuda mulheres a emagrecer, diz personal
Sete diretrizes do estilo de alimentação masculino podem ajudar mulheres a fazerem as pazes com a balança
Cerveja, carne, comida gordurosa, não fazer dieta. Sabia que “comer como homem” pode ajudar mulheres a perderem peso? Isso é o que diz o personal trainer e especialista em dieta Jim White, dos Estados Unidos. Citando uma pesquisa da Universidade de Toronto, no Canadá, explica a proposta: “pessoas que comem de maneira contida são mais propensas a comer demais antes de começar uma dieta e a ter compulsão depois que a finalizam do que os que não fazem dietas restritivas”. Os dados são do jornal Daily Mail.
Em um artigo no site da Fitness Magazine, o profissional lista sete diretrizes que fogem das tendências típicas de dieta. Por exemplo, aconselha mulheres a tomarem cuidado com alimentos com rótulo light/diet, já que muitos não têm gordura e proteína, mas adicionam muito açúcar e sódio para compensar o sabor perdido.
Em vez disso, ele prioriza a qualidade dos ingredientes que come, com proporções de proteínas, carboidratos e gordura. O hábito de comer carne, por exemplo, oferece proteínas que contêm nutrientes que ajudam na perda de peso. Para os vegetarianos, a proposta é adicionar mais feijão e nozes à dieta.
Que tal saborear cerveja em vez de coquetéis? É que a cerveja tem menos açúcar e faz com que se sinta mais satisfeita, diminuindo a chance de petiscar. No entanto, White reconhece que os homens perdem peso mais rápido do que as mulheres graças ao hormônio masculino testosterona.
O personal trainer Matt Townsend, dos Estados Unidos, aprova as dicas de White, especialmente os conselhos relativos a comer proteínas para um treino melhor.
“Encontrei um grande sucesso com as mulheres que comem mais proteínas animais nos dias em que fazem treino com pesos pesados, e que comem como vegetarianas nos dias de treinos intensivos de cardio, viagens ou descanso.”
No entanto, a nutricionista Kimberly Snyder acredita que White não levou em conta as diferenças cruciais na forma como homens e mulheres se aproximam de alimentos. “Alguns estudos mostram que as mulheres tendem a ter desejos de comida com base mais emocional. Os homens têm desejos por comida também, mas tendem a ser mais práticos e podem fazer uma escolha e seguir em frente e não agonizar sobre ela ou se sentir culpados.”
Saiba as diretrizes para “comer como homem”, segundo White:
Coma mais carne: proteínas contêm nutrientes vitais para a perda de peso e treinos. O alimento também mantém a pessoa satisfeita durante mais tempo. Vegetarianos devem adicionar mais feijão e nozes à dieta.
Prefira cerveja a drinques: coquetéis que misturam bebidas são carregados com açúcar, que o corpo converte em gordura. A cerveja light é uma opção de baixa quantidade de açúcar.
Evite alimentos diet/light: muitas vezes, não têm gordura e proteína, mas podem ter excesso de açúcar e sódio para dar sabor.
Coma mais vezes: isso ajuda a manter o metabolismo elevado e os níveis de açúcar no sangue equilibrados.
Consuma ingredientes de qualidade: aposte em refeições que possuem proporções equilibradas de proteínas, carboidratos e gordura.
Beba mais água: ela combate a fadiga, reduz a fome e ajuda nos treinos.
Não faça dieta: considere o novo plano de alimentação saudável como um “estilo de vida”.
Aprenda mais sobre obesidade, alimentação saudável e a importância da atividade física. Curso certificado pelo MEC, matricule-se agora