Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Dietas: site lista 32 melhores e piores regimes em 2014

O US News avaliou 32 tipos de dietas com a ajuda de especialistas

13 jan 2014 - 07h52
Compartilhar
Exibir comentários

O jornal US News avaliou e ranqueou 32 tipos de dietas, com a colaboração de especialistas da área da saúde. Para ser bem avaliada, uma dieta deveria ser relativamente fácil de seguir, nutritiva, segura e efetiva na perda de peso e na luta contra as diabetes e as doenças do coração. O site do jornal Huffington Post listou as dietas explicando como funciona cada uma delas.

A dieta Dash (Dietary Approaches to Stop Hypertension, em tradução livre, Abordagens Dietéticas para Parar a Hipertensão) alcançou o topo da lista, que você vê a seguir e conhece as melhores e piores.

1. Dieta Dash

Esta dieta foi desenvolvida não só como plano de emagrecimento, mas também para combater a pressão alta. Os especialistas a aprovaram por sua plenitude nutricional, segurança, habilidade para prevenir ou controlar as diabetes e pelo suporte à saúde do coração. Embora seja um pouco obscura, ela deixou para trás uma série de dietas conhecidas.

2. Dieta TLC

A Therapeutic Lifestyle Changes (em tradução livre, Mudanças Terapêuticas de Estilo de Vida), é um plano de dieta muito sólido, criado pelo National Institutes of Health. Ela não tem grandes deficiências, e é particularmente boa na promoção da saúde cardiovascular. Um especialista a descreveu como uma dieta “muito saudável, completa e segura”. Mas ela requer disciplina e ‘mão na massa’, ao contrário das dietas mais comerciais.

<a data-cke-saved-href="http://saude.terra.com.br/infograficos/tipos-de-dieta/" data-cke-478-href="http://saude.terra.com.br/infograficos/tipos-de-dieta/">Tipos de Dieta: Prós e contras das dietas</a><a data-cke-saved-href="http://saude.terra.com.br/infograficos/tipos-de-dieta/" data-cke-478-href="http://saude.terra.com.br/infograficos/tipos-de-dieta/">Tipos de Dieta: Prós e contras das dietas</a>

3. (empatado) Mayo Clinic Diet

A dieta da Mayo Clinic ensina como fazer da alimentação saudável um hábito para o resto da vida. O plano conquistou altos índices com os especialistas por sua segurança e riqueza nutricional, além de servir como uma aliada contra as diabetes. Os profissionais da saúde a consideram moderadamente efetiva no quesito perda de peso.

3. (empatado) Dieta Mediterrânea

Com ênfase em frutas, vegetais, azeite de oliva, peixe e outros itens saudáveis, a dieta Mediterrânea é extremamente sensata. A avaliação dos especialistas foi extremamente positiva, dando a esta dieta uma vantagem sobre muitos concorrentes.

3. (empatado) Weight Watchers Diet

Inteligente e efetiva, a dieta se sobressaiu sobre outras mais comerciais em diversas áreas, incluindo a perda de peso em curto e longo prazo, e o quão fácil é segui-la. Ela também é muito nutritiva e segura, de acordo com os experts. Focada em frutas e vegetais, permite indulgências ocasionais.

6. (empatado) Flexitarian Diet

Contempla frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas de origem vegetal. Bastante nutritiva, esta dieta também é fácil de ser seguida e promove a perda de peso a longo prazo. Um palestrante a descreveu como “um bom método que pode funcionar para toda a família”.

6. (empatado) Dieta volumétrica

A dieta volumétrica superou os demais planos em diversas categorias. Os principais pontos positivos é o seu valor nutritivo e a sua segurança, e os especialistas também notaram efeitos positivos na saúde do coração e nas diabetes. “Este é um plano alimentar que todo mundo pode tirar benefícios”, disse um especialista.

8. Jenny Craig

Jenny Craig foi louvada pelos especialistas por ser fácil de seguir, nutricionalmente completa e segura, além de oferecer aos seus praticantes um suporte emocional. No entanto, os especialistas não notaram grandes benefícios aos diabéticos ou cardíacos. O custo da dieta também se mostrou um obstáculo para alguns.

9. (empatado) Dieta Biggest Loser

Esta dieta recebeu boas avaliaçãoes pela perda de peso a curto prazo, segurança e solidez como um regime para diabéticos. Também se mostrou moderadamente efetiva para a saúde do coração. Mas muitos palestrantes sentiram que ela não tem nada de especial e pode ter nascido mais para capitalizar o nome que leva o popular programa de TV que deu origem a ela.

9. (empatado) Dieta de Ornish

Esta dieta conseguiu opiniões diversas dos especialistas. Por um lado, ela se mostrou muito nutritiva, segura e ótima para a saúde do coração. Por outro, não é fácil para os praticantes aderirem às severas restrições propostas.

11. (empatado) Dieta asiática tradicional

Esta é uma escolha razoável para um padrão alimentar e os especialistas ressaltam seu alto teor nutricional e segurança. No entanto, eles duvidam que o plano esteja apto a resultar em perda de peso de curto ou longo prazo.

11. (empatado) Dieta vegetariana

Como uma dieta saudável, o vegetarianismo é sólido. Ajuda a perder peso rapidamente, de acordo com especialistas, além de ser forte em outras áreas, como na saúde do coração e no seu alto teor nutricional.

13. (empatado) Dieta anti-inflamatória

Apesar de ser considerada altamante nutritiva, os especialistas demonstraram preocupação com o fato de ser complicada, exigir supervisão ou feedback e propagar alegações infundadas, como os benefícios do uso dos suplementos. “O que está faltando são evidências científicas de que esta dieta irá reduzir a inflamação do corpo e da perda de peso que resultará disso”, disse um especialista.

13. (empatado) Emagrecimento rápido

Os especialistas concluíram que a dieta do emagrecimento rápido é um método razoável, que desbancou outras dietas nos quesitos perda de peso e combate às diabetes. Além disso, é bem estruturada e fácil de ser seguida. Mas ela foi pouco pontuada do que outras com relação aos benefícios ao coração.

13. (empatado) Dieta Spark Solution

Em sua estreia na lista das melhores dietas, a Spark Solution recebeu 3,3 estrelas em geral. Os palestrantes acreditam que o plano de fato ajuda na perda de peso, uma vez que propõe refeições bem estruturadas, com redução de calorias e exercícios físicos. No entanto, alguns especialistas não estão convencidos com os seus benefícios de longo prazo, uma vez que a dieta contempla apenas duas primeiras semanas.

16. (empatado) Dieta da barriga lisa

A maioria das avaliações estavam em torno da média, e ela foi bem pontuada em segurança e valor nutricional.

16. (empatado) Nutrisystem

Ficou na média das classificações. É muito segura, fácil de seguir do que muitas outras diestas mas tem algumas deficiências nutricionais, de acordo com os especialistas. Como dieta para o coração, está fora da lista.

18. (empatado) Dieta do abdômen

Foi considerada moderadamente efetiva para a perda rápida de peso, e se manteve na média em diversos outros aspectos. No entanto, os especialistas questionam as evidências por trás de algumas de suas táticas, como a perda de até 12 kg de gordura da barriga em duas semanas.

18. (empatado) Dieta Engine 2

Especialistas a classificaram com uma média de 3 estrelas. Apesar de terem reconhecido os seus benefícios para a saúde do coração de controle e a prevenção das diabetes, eles avaliaram o plano como restritivo e "enigmático". Eles pediram mais pesquisas em algumas das suas reivindicações. "Não vejo nada de único, inovador, ou útil com esta dieta", disse um especialista.

18. (empatado) Dieta de south beach

Embora tenha conquistado boas avaliações por promover rápida perda de peso, as restrições podem torná-la muito difícil. Os especialistas também se mostraram pouco entusiasmados sobre a habilidade em combater diabetes e doenças do coração.

18. (empatado) Dieta vegan

De um modo geral, os especialistas em saúde se mostraram indiferentes com o veganismo apesar de terem avaliado bem nas questões relacionadas às diabetes e doenças do coração. É uma dieta extremamente restritiva, e pode não fornecer alguns nutrientes.

22. (empatado) Dieta Eco-Atkins

Um especialista resumiu a dieta Eco-Atkins como uma versão mais saudável da dieta de Atkins, mas de difícil cumprimento. “Isto porque é restritiva e há pouca orientação disponível”, observa.

22. (empatado) Dieta do índice glicêmico

<p>Descubra quais dietas prometem bons resultados em perda de peso e também em termos nutricionais</p>
Descubra quais dietas prometem bons resultados em perda de peso e também em termos nutricionais
Foto: Getty Images

Especialistas se mostraram pouco impressionados com esta dieta, que distingue os bons carboidratos dos ruins. Ela teve baixa pontuação especialmente no quesito perda de peso a longo prazo, benefícios ao coração e facilidade de aderência.  Embora tenha sido bem ranqueada nos valores nutricionais e na segurança, não conquistou um bom lugar na lista geral.

22. (empatado) Dieta de Zona

Foi mal colocada em relação às demais dietas em praticamente todas as categorias, incluindo perda de peso, o quanto é fácil de se seguir e efeitos às diabetes e saúde do coração. Um expert disse que é tedioso o fato de ter que montar refeições com base em macronutrientes específicos.

25. (empatado) Dieta macrobiótica

Os especialistas deram pouco crédito a esta dieta, pois seguir o plano é um desafio, já que é muito rigoroso. Um especialista resumiu como “uma combinação de boa orientação dietética, misticismo e folclore e um disparate”.

25. (empatado) Medifast

Esta dieta ficou acima da média na perda de peso em curto prazo, mas foi arrastada para baixo por ser pouco pontuada nas demais categorias.

27. Dieta do ácido alcalino

Especialistas não ficaram impressionados com esta dieta, que recebeu notas medíocres em todas as categorias. O desempenho foi particularmente fraco em áreas como a perda de peso total e facilidade de seguir. Também não demonstrou efeito positivo sobre a diabetes ou na gestão ou prevenção de doenças cardíacas. A dieta é "ridícula e mal pesquisada", disse um especialista. "Ela não é baseado em ciência”, complementou.

28. Dieta rápida

A preocupação generalizada entre os especialistas sobre a falta de orientação nutricional em dias de não-jejum da dieta contribuiu para o seu fraco desempenho de um modo geral. Ela ganhou apenas 2,5 estrelas. “Ela pode levar a escolhas alimentares pobres ou à falta de controle das porções”, disse um especialista.

29. (empatado) Dieta de Atkins

Muitos especialistas descobriram que esta popular dieta deixa muito a desejar. Embora ela possa superar suas concorrentes na perda de peso a curto prazo, as avaliações são desfavoráveis em outros aspectos, como a perda de peso a longo prazo, nutrição, segurança e saúde do coração.

29. (empatado) Dieta do alimento cru

Foi bem avaliada na questão da perda de peso, a longo e curto prazo, mas foi considerada impossível de se seguir e a plenitude nutricional e a segurança também foram questionadas. “Envolve comprometimento e esforço, conhecimento e sacrifício”, disse um especialista. “Existem dietas que exigem menos disso e são igualmente saudáveis”, complementou.

31. (empatado) Dieta Dukan

Os especialistas mandaram a dieta Dukan paro final da lista, distribuindo péssimas classificações em quase todas as categorias. É muito restritiva, com muitas regras, e não há nenhuma evidência de que funciona. Um especialista descreveu a dieta como "idiota".

31. (empatado) Dieta Paleo

Especialistas tiveram problemas com esta dieta em quase todas as categorias. Independentemente do objetivo - perda de peso, a saúde do coração ou o de encontrar uma dieta fácil de se seguir -  a maioria dos experts não aprovou. “A verdadeira dieta Paleo pode ser uma ótima opção: muito magra, carnes puras, muitas plantas", disse um especialista, acrescentando que, no entanto, replicar tal regime na vida moderna é difícil. 

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://saude.terra.com.br/infograficos/happy-hour-light/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; data-cke-846-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://saude.terra.com.br/infograficos/happy-hour-light/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;Happy hour light: op&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;ccedil;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;otilde;es menos cal&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;oacute;ricas para um happy hour&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://saude.terra.com.br/infograficos/disturbios-alimentares/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://saude.terra.com.br/infograficos/disturbios-alimentares/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;Dist&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;uacute;rbios alimentares&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade