Efeito sanfona: britânica perde cerca de 40 kg duas vezes em 5 anos
Mãe de três filhos, Briana escreveu o livro Bikini Body Mommy e criou um livro de mesmo nome depois de perder por duas vezes cerca de 40 kg em cinco anos.
Com 20 e poucos anos e mãe de dois filhos, Briana engordou 36 quilos depois das gestações e, deprimida, resolveu perder peso e adotou uma dieta com baixas taxas de carboidrato e sem exercícios físicos que encontrou na internet. Seis meses depois, eliminou todo o peso extra, transformou o corpo e, satisfeita com o resultado, investiu na carreira de personal trainer e especialista em nutrição. "Eu queria encorajar, educar e inspirar outras mulheres a transformar seus corpos e ganhar de volta a confiança, assim como eu", disse ao jornal Huffington Post.
Logo após terminar a formação, Briana passou por um divórcio traumático e se viu mãe sozinha e tendo que trabalhar. A partir daí, se dedicou ao projeto de ajudar a transformar o corpo e a vida de milhares de mulheres em todo o mundo. Por cinco anos, se tornou quase uma estrela do fitness e da recuperação do corpo, aparecendo em vários programas de televisão e revistas.
Foi então que Briana engravidou de seu terceiro filho. "Usei a desculpa de "comer por dois" para entregar todas as minhas ansiedades à comida, me enchendo de sorvete, comida mexicana, lasanha e uma dieta totalmente errada, que eu tinha excluído da minha vida e que eu pregava fazer exatamente o contrário", lembra.
Logo depois do parto, Briana percebeu que havia engordado 46 quilos em nove meses. "Depois de nove meses, eu explodi. Depois do parto, vi que toda aquele peso não era o bebê, mas era eu. Então fiz o compromisso de mudar e dei uma boa olhada no espelho", afirma.
Usando também as fotos antigas como estímulo, Briana se comprometeu a documentar todo o processo de eliminação dos quilos extras e, uma semana após dar à luz, começou a dieta com pouco carboidrato e, por um ano, fotografou e filmou o processo de emagrecimento usando apenas um biquíni preto. Para ela, havia um lema: um dia de cada vez e uma refeição por vez. "Colocar um biquíni sete dias após dar à luz e estando 46 quilos acima do peso é humilhante e sofrido", comentou.
Durante o período pós-parto evitou tudo o que comeu durante a gravidez, pois, por algum motivo, ajudava a aliviar as cólicas do bebê por meio da amamentação. Com a dieta com pouco carboidrato e zero exercícios, ela perdeu 16 quilos em oito semanas. E, um ano após o nascimento do terceiro filho, estava novamente em forma e com 46 quilos a menos.
Segundo Briana, a dieta seguia as seguintes regras:
- Estruturar toda refeição em torno de alimentos com proteína magra
- Frequência de refeições (comer de três em três horas)
- Evitar totalmente refinados, alimentos processados, carboidratos gordos e alimentos provenientes do trigo
- Eliminar laticínios
- Cortar totalmente as frutas (que, para ela, eram o maior desejo durante a gravidez)
- Beber um litro de água por dia
- Ingerir uma grama de óleo de peixe para cada 1% da gordura do corpo
Confira como eram as refeições que a personal trainer fazia:
Café da mahã: clara de ovos misturada com cogumelos, pimentão e cebola.
Lanche da manhã: legumes com húmus.
Almoço: normalmente as sobras do jantar, como espaguete de abobrinha e atum recheado com abacate.
Lanche: pequena salada verde com frango, pepino, pimentão verde, tomate temperada com limão, alho e vinagrete caseiro.
Jantar: filé de tilápia grelhado com cenouras e couve-flor.