Fazer jejum de 8 dias por ano renova o sistema imunológico
Estudo descobriu que jejuar de dois a quatro dias a cada seis meses obriga o organismo a eliminar as células velhas e regenerar o sistema de defesa do corpo
A última moda em dietas agora foi comprovada por pesquisa que pode trazer benefícios à saúde. Um estudo feito por profissionais da Universidade da Califórnia descobriu que jejum por dois dias ou mais pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico, especialmente se ele estiver abalado por, por exemplo, um tratamento contra o câncer. O motivo seria o incentivo ao corpo para substituir as células velhas e fracas, informaram os especialistas. As informações são do Daily Mail.
Valter Longo, especialista em longevidade da Universidade do Sul da Califórnia, disse que “quando você sente muita fome, o sistema tenta economizar energia, e uma das coisas que pode fazer para poupá-la é reciclar muitas das células do sistema imunológico que não são necessárias , especialmente aquelas já danificadas”. A equipe concluiu que jejuar por dois ou quatro dias a cada seis meses obriga o organismo a eliminar tanto a gordura, como as células velhas.
"O corpo, em seguida, envia um sinal para regenerar e reconstruir todo o sistema celular", acrescentou o especialista. No caso de pacientes que passaram por quimioterapia, o jejum pode gerar, literalmente, um novo sistema imunológico, afirmou Longo.