Líquidos podem ser os grandes vilões da dieta, diz estudo
Maneirar na alimentação basta para perder peso, certo? Errado. O que vai à boca, mesmo que em forma líquida, pode sabotar a dieta e até mesmo levar a alguns problemas de saúde. Segundo matéria publicada no jornal Daily Mail, um estudo publicado neste ano aponta que tomar diariamente uma lata de bebida açucarada já aumenta as chances de desenvolver diabetes, por exemplo.
Segundo pesquisa divulgada pelo British Dental Journal, alguns smoothies são tão ácidos que prejudicam o esmalte dos dentes até duas vezes mais do que um simples suco de laranja.
Isso sem contar as calorias extras. "Vejo pessoas que dizem que não estão perdendo peso. Mas quando analiso as dietas, vejo que mesmo comendo pouco, elas estão tomando dez xícaras de chá por dia com açúcar, o que somam 300 calorias a mais", disse a nutricionista Lucy Jones, da British Dietetic Association.
A especialista também pede cuidados em relação ao álcool, já que uma taça de vinho tinto despeja mais 400 calorias para dentro do organismo. Além das alcóolicas, algumas parecem inofensivas, mas não são, como águas com sabor, que podem conter até 100 calorias.
Segundo a nutricionista, o problema não reside apenas no número de calorias. "Bebidas açucaradas dão mais sede, o que pode estar relacionado ao fato do açúcar não ter ação na química cerebral, portanto quanto mais se bebe, mais se quer beber", disse.
A recomendação para maneirar na ingestão de líquidos não se aplica à água, já que pessoas que bebem em pouca quantidade tendem a comer mais e a ganhar mais peso.