Do que Silvio Santos morreu? Entenda a broncopneumonia e a H1N1
Saiba as causas que culminaram no falecimento do icônico apresentador
O icônico apresentador Silvio Santos morreu neste sábado (17), em São Paulo, aos 93 anos de idade. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein. De acordo com o boletim médico, a causa foi uma broncopneumonia - inflamação decorrente de uma infecção por Influenza H1N1.
O que é H1N1
O H1N1 contraído por Silvio Santos também é conhecido como Influenza A. Trata-se de uma variante da gripe. Facilmente transmissível e que pode causar risco morte, principalmente para pacientes idosos ou com comorbidades.
"Esta gripe é considerada forte e pode causar sérias complicações, podendo levar até mesmo à morte. O H1N1 se transmite através do contato com secreções de pessoas infectadas. E acredita-se que possa sobreviver no ar, tornando a ventilação essencial", explica o médico Dr. Vital Fernandes Araújo.
Principais sintomas do H1N1:
- Febre alta;
- Tosse seca;
- Dor de garganta;
- Dores musculares;
- Fadiga extrema;
- Dor de cabeça;
- Congestão nasal.
O que é broncopneumonia
Já a broncopneumonia é uma inflamação que ocorre nos pulmões. Mas especificamente nos brônquios e os alvéolos. Ela pode ser causada por bactérias, fungos ou vírus, como foi o caso de Silvio Santos.
"Gripes não curadas, ou tratadas de forma inadequadas, podem ajudar a desenvolver uma pneumonia. É inclusive uma das principais causas facilitadoras da doença", informa o médico otorrinolaringologista, Sérgio Maniglia, do Hospital Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO).
Principais sintomas de broncopneumonia
- Tosse com ou sem catarro;
- Falta de ar;
- Dificuldade para respirar (dispneia);
- Lábios e extremidades que ficam mais azuladas;
- Febre alta;
- Suor;
- Calafrios;
- Fraqueza;
- Cansaço.
Homenagens ao apresentador Silvio Santos
Através de sua assessoria, o SBT emitiu uma nota homenageando o apresentador, relembrando sua gloriosa trajetória e se despedindo do grande Silvio Santos.
Silvio Santos será sempre inerente à TV brasileira, e permeará as próximas gerações através de seu legado perpétuo para o maior veículo de comunicação de massa do mundo, afinal, existe um pouco de Silvio Santos em cada brasileiro, que luta, que persevera, que se levanta com um sorriso no rosto e a vontade de vencer, que inventa e se reinventa a cada dia, em sua intrínseca honestidade, na esperança de uma vida melhor, cientes que Deus nos ampara e nos fortalece.
SBT