Agnosia: entenda a origem da cegueira facial de Brad Pitt
Brad afirmou sofrer de prosopagnosia, doença que o impede de reconhecer o rosto de outras pessoas. Condição é subtipo da agnosia
O astro de Hollywood, Brad Pitt, declarou em entrevista não ser capaz de reconhecer o rosto de outras pessoas. A condição é chamada de "cegueira facial''. O comportamento do ator pode fazer parecê-lo distante e egocêntrico, como ele mesmo comentou, mas esse não é o caso. Brad afirma ter prosopagnosia, doença que atrapalha na capacidade de reconhecer pessoas.
O ator, contudo, não tem um diagnóstico positivo da doença, que é um subtipo de um transtorno "guarda-chuva": a agnosia. De acordo com o neurologista do Hospital Albert Einstein, Dr. Wanderley Cerqueira de Lima, agnosia é uma falha adquirida em reconhecer as coisas normalmente, como objetos, pessoas e sons. O termo deriva da palavra Gnosia, que significa reconhecimento não verbal.
"Reconhecemos objetos, pessoas e sons em ambientes sensoriais muito complexos sem precisar da definição verbal desses itens. Podemos navegar pelo nosso mundo de forma segura e eficaz sem usar linguagem, como fazemos quando voltamos do trabalho para casa ou nos movemos pelos corredores do local de trabalho", explica o especialista.
Tipos de agnosia
Segundo o neurologista, a agnosia pode afetar uma única modalidade sensorial (como na agnosia de objetos visuais), um conteúdo específico (como a prosopagnosia, que causa a perda de reconhecimento facial) ou multimodal (como na demência).
"A gnose provavelmente envolve as regiões do cérebro temporal, occipital e parietal bilateral. Embora tenham sido discutidos casos de lesões unilaterais do hemisfério cerebral direito", complementa Wanderley.
Conforme o médico, um paciente com agnosia facial ou com agnosia de objetos visuais saberia que uma maçã é uma fruta que cresce em árvores, mas não reconheceria uma maçã visualmente e também não saberia reconhecer uma pessoa olhando na face dela. Isto já foi descrito como "percepção sem o seu significado".
O Dr. Wanderley cita os principais tipos de agnosia:
Agnosia tátil: não é possível identificar o que está tocando.
Simultanagnosia: a perda da capacidade de reconhecer o sentido de uma cena de filme.
Topografoagnosia: dificuldades em ler mapas ou encontrar o caminho correto de casa.
Apractognosia: dificuldade em copiar ou desenhar objetos simples (flores, relógio).
Asomatognosia: não reconhecer o lado esquerdo do corpo como seu.
De acordo com o neurologista, a alteração dos reconhecimentos não-verbais podem ter várias causas, como acidente vascular cerebral (AVC), tumores no cérebro, inflamações, infecções, isquemia ou pequenos sangramentos.
O diagnóstico deve ser confirmado se houver lesões no cérebro, verificadas a partir de exames de imagem como ressonância magnética. O tratamento depende da causa que levou a essa manifestação.