Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Anderson Silva e Lyoto Machida fazem campanha contra hipertensão

Compartilhar
Exibir comentários
<p>Campeões de MMA são embaixadores de campanha que incentiva a prática de exercício para prevenção e combate à hipertensão</p>
Campeões de MMA são embaixadores de campanha que incentiva a prática de exercício para prevenção e combate à hipertensão
Foto: Sam Grant/Divulgação

A Campanha Menos Pressão, organizada pela Sociedade Brasileira de Hipertensão com o apoio do Ministério da Saúde, terá os campeões de MMA Anderson Sila e Lyoto Machida como embaixadores este ano. A ideia do evento é alertar para a prevenção e combate a hipertensão. A iniciativa ainda tem como objetivo alertar a população sobre a importância do exercício físico.

De acordo com estudos, a prática regular de atividade física reduz em 30% o risco de desenvolvimento de hipertensão e diminui significativamente os índices de pressão arterial em quem já sofre com a doença. “É incontestável a importância da prática de exercícios físicos para a prevenção e o combate da hipertensão, por isso, o apoio de grandes nomes como Anderson e Lyoto são importantes. Eles são figuras que inspiram as novas gerações e nos ajudam a transmitir essa importante mensagem”, explica o médico Roberto Franco, Presidente da Sociedade Brasileira de Hipertensão. 

<p>Anderson Silva veste a camisa da campanha</p>
Anderson Silva veste a camisa da campanha
Foto: Sam Grant/Divulgação

O último levantamento do ministério da Saúde, Vigitel 2011, aponta que a hipertensão arterial atinge 22,7% da população adulta brasileira. De acordo com a Claudia Forjaz, da Sociedade Brasileira de Hipertensão, os exercícios aeróbios moderados e de longa duração são os mais eficientes na diminuição ou na regularização da pressão arterial. “É indicado somar no mínimo 30 minutos de atividade física diária, cinco vezes na semana”, explica ela.   

Em indivíduos com hipertensão a atividade física diminui em 8,3 mmHg a pressão arterial sistólica e 5,2 mmHg a pressão arterial diastólica. Os resultados são ainda mais significativos quando associados à redução do peso corporal e da ingestão de sal. 

A campanha marca o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, que acontece nesta sexta (26). Como forma de conscientização, a equipe do evento montará barracas no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, em São Paulo, para que médicos possam incentivar a população a trocar o fastfood por uma alimentação mais saudável, distribuindo sucos, gelatinas e mini sanduíches. Os especialistas também farão a medição de pressão arterial, teste de glicemia, cálculo de IMC e da circunferência abdominal. A ação acontece das 10h às 17h. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade