Dois refrigerantes diet por dia aumentam risco de AVC
A teoria é que o adoçante artificial aspartame interfere nos produtos químicos no corpo, levando-o a desejar mais açúcar
Se você bebe muito refrigerante diet, talvez esteja na hora de repensar o hábito. Uma pesquisa da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, constatou que mulheres que ingerem duas ou mais bebidas diet por dia são 30% mais propensas a sofrer um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral, além de apresentarem 50% mais chances de morrer de um problema relacionado ao coração. Os dados são do jornal Daily Mail.
O levantamento analisou 60 mil mulheres com média de 63 anos. Descobriu-se também que as que consumiam muito refrigerante diet têm 30% mais probabilidade de morrer de outras doenças não relacionadas ao coração.
Os cientistas sugerem que a explicação seja que bebidas dietéticas tendem a ser populares entre pessoas com sobrepeso e diabéticas, que têm maior risco de doenças do coração. Outra teoria é que o adoçante artificial aspartame interfere nos produtos químicos no corpo, levando a desejar mais açúcar.
“Nós só encontraram uma associação, por isso não podemos dizer que as bebidas dietéticas causam esses problemas. O que nosso estudo faz é levantar essa questão e esperar que nos próximos anos tenham uma resposta definitiva”, disse o pesquisador Dr. Ankur Vyas.