Estudo: mudança para horário de verão aumenta risco de infarto
Apesar de a mudança para o horário de verão ser uma desculpa perfeita para chegar uma hora atrasado ao trabalho, ela causa prejuízos à saúde e deve ser vista com atenção. Cientistas da Universidade de Alabama descobriram que a troca abrupta de horários aumenta em 10% as chances de ataques cardíacos. As informações são do Daily mail.
O impacto da alteração na programação diária da pessoa começa a ser sentido no domingo - já que o horário muda sempre de sábado para domingo -, mas é na segunda-feira que risco de problemas no coração é maior.
A justificativa para este fenômeno ainda não foi descoberta, mas, segundo o especialista Martin Young, "a privação do sono, relógio circadiano do corpo e todas as respostas imunes podem entrar em jogo quando se considera razões que a mudança do tempo pode ser prejudicial para a saúde de alguém."
Como se preparar
No fim de semana da mudança, acorde 30 minutos mais cedo no sábado e domingo. Pratique exercícios à luz do sol logo pela manhã.
Sincronizar o ritmo circadiano a um ambiente em mudança pode levar algum tempo. Por isso, o ideal é se preparar para a troca de horários alguns dias antes. "Isso ajuda a redefinir tanto o relógio central no cérebro que reage às mudanças de ciclos luz/obscuridade, e os relógios periféricos - que reagem à ingestão de alimentos e atividade física".
Young alertou que a privação do sono causa aumento de peso, risco de diabetes e doenças cardíacas. Além disso, o hábito pode contribuir para um ataque cardíaco, pois altera o processo de resposta inflamatória do organismo.