Exame de sangue vai monitorar eficácia de tratamento do câncer
Um time da Universidade de Cambridge trabalha no desenvolvimento de um teste para verificar se o tratamento para combater o câncer está sendo ou não eficiente. Até agora, tumores são monitorados por meio de ressonâncias, mas a ideia é que em apenas três anos isso seja feito de maneira mais simples.
Segundo informações publicadas pelo jornal Daily Mail, comprovar ou não a eficácia do tratamento permitirá aos médicos buscar alternativas, diminuindo inclusive os desconfortos associados a tratamentos como a quimioterapia.
Dados sobre o teste foram divulgados pelo New England Journal of Medicine que relata que pesquisas preliminares foram feitas com 30 mulheres, diagnosticadas com câncer de mama em estágio avançado. As pacientes tiveram amostras de sangue colhidas e os cientistas avaliaram três características, incluindo DNA de tumores, identificados em 29 voluntárias nas quais mudanças na doença foram vistas por meio de outros exames.
"O principal objetivo do teste de sangue é ver se o paciente está respondendo ao tratamento e mudar para uma terapia alternativa, caso a resposta seja negativa. Esperamos que isso signifique maiores taxas de sobrevivência entre os pacientes", explicou Sarah-Jane Dason, da Universidade.
"O estudo destaca a importância do potencial da medicina personalizada contra o câncer. Fragmentos de DNA são lançados por células cancerígenas quando elas morrem, e isso significa que podem ser identificadas em exames de sangue. Os níveis de DNA de tumores nos diz como a doença está respondendo ao tratamento", disse Carlos Caldas, professor que liderou a pesquisa.