Exercícios podem diminuir danos cerebrais causados pelo álcool
Bebe muito? Pois saiba que é possível diminuir alguns danos na substância branca cerebral causados pelo consumo excessivo de álcool. Segundo uma pesquisa americana, exercício aeróbico, como correr, pode ajudar na tarefa. Os dados são do jornal Daily Mail.
O levantamento avaliou 60 voluntários e concluiu que a relação entre ingestão de álcool e problemas na substância branca depende de quanto a pessoas se exercita. “Tem-se demonstrado que o exercício protege a substância branca do cérebro de danos associados com o envelhecimento e várias doenças. Consumo pesado e crônico de álcool leva a dano neural que se parece com o declínio visto em pessoas mais velhas”, disse a cientista Hollis Karoly, da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos.
Susan Tapert, professora de psiquiatria na Universidade da Califórnia, também nos Estados Unidos, disse que os resultados sugerem que pessoas com problemas relacionados ao álcool poderiam usar o exercício para diminuir efeitos cerebrais negativos. Estudos de longo prazo são necessários para comprovar a hipótese.
As substâncias brancos são um conjunto de células com funções de apoio, sustentação, isolamento elétrico ou nutrição dos neurônios e gânglios.