Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Filhos de mães HIV positivo são mais suscetíveis ao sarampo

Compartilhar
Exibir comentários

Um estudo mostrou que os filhos de mães com HIV, mesmo os que nasceram livres do vírus, são mais suscetíveis ao sarampo e por isso devem receber a vacina logo após o nascimento. A pesquisa, publicada pelo periódico médico Acta Paediatrica defende que o HIV da mãe interfere na criação de anticorpos contra o sarampo pelos filhos.

O estudo mostrou que os filhos de mães com HIV são mais suscetíveis ao sarampo e por isso devem receber a vacina logo após o nascimento
O estudo mostrou que os filhos de mães com HIV são mais suscetíveis ao sarampo e por isso devem receber a vacina logo após o nascimento
Foto: Getty Images

As mães saudáveis, durante a gestação, transferem seus anticorpos para os filhos, protegendo-os por um tempo de certas doenças, logo após o parto, o que não acontece com as mães diagnosticadas com HIV.

“A erradicação do sarampo é um dos objetivos da Organização Mundial de Saúde (OMS). A descoberta foi importante para evitar que se crie um novo grupo de risco, capaz de ser diagnosticado e também disseminar a doença”, explica Lars Smedman, do departamento de pediatria do Hospital Universitário Karolinska, de Estolcomo, na Suécia.

O grupo de cientistas recolheu amostras de sangue de dez bebês saudáveis, com idade entre um a quatro meses, filhos de mães com HIV positivo. "Nós usamos uma nova técnica de exame para demonstrar como essas crianças seriam mais suscetíveis ao sarampo ", explica o Dr. Smedman.

"Os resultados sugerem que os bebês nascidos de mães com HIV não seriam capazes de neutralizar o vírus do sarampo de maneira tão eficaz e perderiam a proteção mais cedo do que bebês nascidos de mães saudáveis. Esses bebês seriam, portanto, muito mais propensos a serem diagnosticados com sarampo e, ou, passar o vírus para outras crianças".

Segundo a OMS, o sarampo é uma das principais causas de morte entre as crianças. As complicações desta doença, que é altamente contagiosa, podem incluir pneumonia bacteriana, cegueira, infecções de ouvido, diarreia grave e desidratação.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade