Medicos diagnosticam câncer de pulmão por exame de sangue
O diagnóstico pode ser realizado meses ou anos antes de outros exames mostrarem a presença de células tumorais
Uma equipe de pesquisadores franceses descobriu um sistema de detecção precoce do câncer de pulmão através de um simples exame de sangue, o que poderia antecipar o diagnóstico da doença em vários anos.
Segundo comunicado do Centro Hospitalar Universitário de Nice, os pesquisadores demostraram em um estudo divulgado pela revista americana Plos One, que é possível detectar células cancerosas "sentinelas" nos pacientes com risco de desenvolver câncer de pulmão.
Dessa forma, o diagnóstico pode ser realizado meses ou inclusive anos antes de outros exames mostrarem a presença de células tumorais.
"Trata-se de um grande passo no campo da medicina moderna: preventivo, personalizado e não invasivo", ressalta o centro sobre o avanço apresentado pela equipe dirigida pelo professor Paul Hofman.
Estudos feitos com animais já tinham mostrado previamente que os tumores invasivos espalhavam pelo sangue células cancerosas desde o início de sua formação. Por isso, a oportunidade de detectar as "sentinelas" é considerado uma grande conquista para o diagnóstico precoce e o posterior tratamento da doença.
Até o momento, explica o comunicado, nenhum estudo tinha conseguido demonstrar essa possibilidade em humanos, por razões técnicas. São poucas as células circulantes (ou sentinelas) no sangue, muito heterôgenas e frágeis.
Apesar da descoberta, Hofman, em entrevista ao jornal Le Parisien, alerta que é preciso ser muito prudente com as esperanças que o estudo pode gerar.