Melancia reduz pressão arterial e risco de ataque cardíaco
Estudo publicado no American Journal of Hypertension mostra que o fruto reduz o estresse cardíaco até em situações de baixa temperatura
Para os amantes de melancia, uma boa notícia: além de saboroso, o fruto reduz a pressão arterial em pessoas com sobrepeso e também diminui o risco de um ataque cardíaco, de acordo com um estudo publicado no American Journal of Hypertension. As informações são do Daily Mail.
O levantamento mostra que comer melancia faz bem para a saúde e reduz o risco de problemas cardíacos durante o frio, já que a baixa temperatura gera condições de estresse para o corpo e faz com que o coração trabalhe mais.
Por três meses, cientistas analisaram 13 homens e mulheres obesos, de meia-idade, que sofriam de pressão alta. As mãos dos participantes foram mergulhadas em água fria para testar as reações do organismo. Diariamente, metade dos participantes recebeu extratos de melancia - que corresponde a 4 g de citrulina e agina - e a outra metade recebeu um placebo.
Os resultados mostram que a melancia reduz a pressão arterial e o estresse cardíaco, mesmo em condições de baixa temperatura.
“Isso significa menos sobrecarga para o coração, de modo que ele funcione facilmente durante uma situação de tensão, como a exposição ao frio”, detalhou o professor Arturo Figueroa, da Univerdade Estadual da Flórida.
Recentemente, pesquisadores da Universidade de São Paulo, mostraram que fazer hidroginástica em água quente pode reduzir a pressão arterial, mesmo em pessoas para as quais a medicação não funciona.