Script = https://s1.trrsf.com/update-1734029710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Pressão alta na meia idade pode prejudicar funções cerebrais

A nova pesquisa analisou 14 mil pessoas com idades entre 48 e 67 anos durante 20 anos

5 ago 2014 - 18h17
(atualizado às 18h17)
Compartilhar
Exibir comentários
Reeducação alimentar ajuda a controlar hipertensão
Reeducação alimentar ajuda a controlar hipertensão
Foto: Latinstock

Sofrer de pressão alta durante a meia idade pode prejudicar as funções cerebrais no futuro e até causar demência, de acordo com um novo estudo. Segundo a pesquisa, a hipertensão na meia idade diminui em 6,5% a eficácia da memória, da concentração e de outras funções do cérebro dentro de 20 anos. No entanto, os medicamentos para a condição podem amenizar os efeitos colaterais nas funções cognitivas se começarem a ser tomados cedo. As informações são do Daily Mail. 

Siga Terra Estilo no Twitter

"Iniciar o tratamento logo é fundamental para evitar esse quadro", explica Rebecca Gottesman, da Johns Hopkins University School of Medicine. "Nosso estudo sugere que a pressão alta durante a meia idade seja um fator mais importante do que a hipertensão na terceira idade para a integridade das funções cognitivas", acrescentou. 

O estudo analisou 14 mil pessoas com idades entre 48 e 67 anos durante duas décadas e comparou as funções cerebrais naqueles com hipertensão, pré-hipertensão e pressão arterial normal. Os participantes tiveram suas pressões medidas cinco vezes durante os 20 anos e também fizeram testes mentais, inclusive de memória. Os resultados mostraram que o declínio nas funções cerebrais nos hipertensos foi 6,5% maior do que naqueles com pressão normal.

A pesquisa ainda revelou que os participantes que sofriam de pressão alta, mas tomava medicamentos, apresentaram menos declínio cognitivo durante os 2 anos do que os voluntários que não trataram a condição.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade