Script = https://s1.trrsf.com/update-1734029710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Saiba as diferenças entre as hepatites de A a E

A doença ataca o fígado e, em casos mais graves, pode causar cirrose e até mesmo câncer

4 ago 2014 - 16h48
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Na d&eacute;cada de 80, a&nbsp;hepatite C n&atilde;o era&nbsp;conhecida e, por isso,&nbsp;n&atilde;o havia um exame de sangue para identific&aacute;-la</p>
Na década de 80, a hepatite C não era conhecida e, por isso, não havia um exame de sangue para identificá-la
Foto: Getty Images

Há cinco tipos conhecidos de vírus que provocam hepatite, cada um com sintomas distintos. A doença ataca o fígado e, em casos graves, pode causar cirrose e até mesmo câncer. Saiba quais são as diferenças entre cada tipo da doença:

Hepatite A

Provoca uma infecção não crônica no fígado que, na maioria das vezes, pode ser curada sem problemas, até mesmo sem tratamento. É transmitida por água e alimentos contaminados ou por via fecal-oral, no contato entre pessoas. O vírus está presente no mundo inteiro e, segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 1,4 milhão de pessoas são infectadas anualmente. Países em desenvolvimento com más condições de higiene são os mais afetados. Ganhou o "apelido" de "hepatite de viagem", pois cada vez mais turistas carregam consigo para casa o desagradável suvenir. Felizmente ela pode ser prevenida através de vacina.

Hepatite B

Também existe vacina contra a hepatite B, mas essa variante do vírus pode ser fatal. Segundo a OMS, 240 milhões de pessoas no mundo inteiro sofrem de hepatite B crônica e cerca de 600 mil morrem anualmente em consequência da doença. Ela é transmitida através do sangue ou fluídos corporais contaminados. Ao evoluir para uma infecção crônica, pode causar cirrose e câncer hepático.

Hepatite C

A hepatite C varia da forma leve, aguda, até a crônica, e pode causar cirrose e câncer hepático. Muitos portam sem saber o vírus C, que é transmitido pelo sangue. Ao ser descoberto em 1988 no Paquistão, ele foi denominado non-A non-B virus. Como não era conhecido, não havia um exame de sangue para identificá-lo, e muitas pessoas se infectaram em transfusões de sangue. O compartilhamento de seringas entre usuários de drogas também é um fator de contágio. A cada ano, 350 mil pessoas morrem de hepatite C, contra a qual ainda não existe uma vacina.

Hepatite D

Só contrai a hepatite D que já sofre de hepatite B, pois a proteína de superfície dessa forma é indispensável à reprodução do vírus D. Assim, quem se vacina contra a hepatite B está automaticamente protegido do tipo D.

Hepatite E

Esta forma de hepatite é especialmente comum no sudoeste asiático, durantes as enchentes da época das monções. Ela é transmitida tanto pela água como por animais. Em 2012, a China liberou uma vacina para esse tipo de hepatite, que é raro no Brasil.

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade