Teste de hálito pode identificar infecções pulmonares
Um tipo de verificação mais simples pode ajudar a descobrir a presença de doenças do sistema respiratório. Pesquisadores da Universidade de Vermont, nos Estados Unidos, estão realizando testes que buscam por 'pegadas' de diferentes tipos de bactérias. "Métodos tradicionais empregados para diagnóstico de bactérias nos pulmões podem levar dias para bactérias comuns e semanas para agentes causadores da tuberculose. A análise do hálito pode dar o resultado em minutos", diz Jane Hill, uma das cientistas da Universidade, ao jornal Daily Mail.
A descoberta pode ser benéfica até mesmo para pacientes que não demonstram sintomas. A tuberculose, por exemplo, pode estar instalada no organismo, mesmo que a pessoa não apresente as dificuldades respiratórias características da doença.
A equipe agora está ampliando os testes para verificar se é possível saber se a infecção é bacteriana, viral ou causada por fungos e também para descobrir se há limitações na eficiência do método. Por enquanto, os testes foram realizados em ratos.