Veja 20 alimentos que ajudam a evitar problemas cardiovasculares
Compartilhar
A revista Shape de dezembro traz uma seleção dos melhores alimentos para evitar problemas cardiovasculares. De acordo com a publicação americana, ingredientes com capacidade de limpar as artérias prometem se tornar a nova febre nutricional. Dados da Organização Mundial da Saúde, a cada ano, 17,3 milhões de pessoas morrem em todo o mundo vítimas de problemas cardiovasculares.
Embora revolucionária, a ideia de que o consumo de determinados nutrientes pode limpar as veias do corpo humano ainda é polêmica na comunidade médica. Os especialistas afirmam que, sozinhos, nenhum alimento é capaz de transformar as artérias doentes em saudáveis.
Contudo, adicionar certos alimentos na dieta do dia a dia pode prevenir o entupimento das veias e o aumento do colesterol ruim no corpo, o que evitaria doenças. Esse cardápio especial inclui fontes de fibras e ômega-3 como salmão, amêndoas e abacate, entre outros.
A seguir, veja os 20 alimentos que desempenham um importante papel para manter a saúde das artérias:
Abacate: um estudo publicado no México na década de 1990 mostrou que pessoas que consomem essa fruta tiveram uma queda no nível de colesterol ruim (LDL) e aumento do colesterol bom (HDL).
Grãos integrais: a fibra contida nesses alimentos (como pães e arroz integral e aveia) se liga às moléculas de colesterol do seu organismo e as leva para fora do seu corpo.
Azeite de oliva: estudos mostraram que pessoas com 65 anos ou mais que usavam óleo de oliva para cozinhar ou temperar a salada tinham 41% menos de chances de sofrer um AVC.
Nozes: ricas em gordura monosaturada, vitamina E, ômega-3 e alfa-linolênico, reduzem os níveis de colesterol ruim no sangue e diminuem as chances de doenças do coração, segundo a American Heart Association.
Alimentos com fitoesteróis: encontrados em algumas margarinas e produtos à base de soja, essas substâncias competem com o colesterol durante a digestão e impedem a sua absorção.
Salmão e atum: consumir peixes ricos em ômega-3 duas vezes por semana diminui os riscos de ataque cardíaco, graças ao aumento do colesterol bom no sangue e a quedra nos níveis de triglicérides.
Aspargos: muito utilizado na Europa, o vegetal diminui naturalmente a pressão arterial, reduzindo as chances de um ataque cardíaco causado por anos de alimentação errada e artérias entupidas.
Romã: a fruta contém substâncias antioxidantes que protegem a parede das artérias. O suco da fruta também estimula o corpo a manter a pressão arterial sob controle.
Brócolis: rico em vitamina K, que protege as veias. O alimento também é uma importante fonte de fibra, o que ajuda a manter a pressão arterial e o colesterol sob controle.
Açafrão: o tempero é considerado um poderoso antiinflamatório e ajuda a controlar problemas como a arteriosclerose.
Caqui: cheia de polifenóis e com o dobro de fibras e antioxidantes de uma maçã, a fruta ajuda no controle dos níveis de triglicérides.
Suco de laranja: de acordo com estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, ingerir dois copos da bebida pode diminuir a pressão arterial e ainda melhorar as funções dos vasos sanguíneos.
Spirulina: esta alga esverdeada (comumente encontrada na forma de suplementação em pó) ajuda o fígado a processar o colesterol, reduzindo seus níveis no organismo.
Canela: apenas uma colher de chá deste poderoso antioxidante diminui a gordura no sangue, prevenindo a formação de bloqueios.
Cranberries: rica em potássio, estas frutinhas diminuem consideravelmente os riscos de ataque cardíaco, de acordo com inúmeras pesquisas médicas.
Café: uma pesquisa holandesa mostrou que pessoas que bebem pelo menos duas xícaras de café por dia (mas não mais do que quatro) tiveram as chances de sofrer um ataque cardíaco reduzidas em 20%, indicando que o consumo moderado é benéfico.
Queijo: um estudo recente do Brigham and Women's Hospital e Harvard Medical School descobriu que consumir três porções de queijos magros ajuda a reduzir a pressão arterial do corpo.
Chá verde: a bebida é rica em catequinas, substâncias que se mostraram eficientes em baixar os níveis de colesterol do organismo, ajudar na perda de peso e ainda prevenir tumores.
Melancia: um estudo realizado na Universidade da Flórida indicou que a melancia é capaz de alargar os vasos sanguíneos, reduzindo assim a pressão sobre eles.
Espinafre: rico em potássio e acido fólico, a verdura reduz as chances de doenças cardíacas em 11%.
Chá de hortelã: além de refrescar, melhorar a respiração e acalmar o estômago após uma refeição, a erva estimula algumas sensações no organismo e fornece energia
Foto: Getty Images
Chá de alcaçuz: mesmo que você não goste de doces de alcaçuz, vai apreciar os benefícios que o chá da erva traz. Apesar de ser livre de cafeína, a bebida é um tônico adrenal e aumenta a energia do corpo. A erva pode ser usada em misturas de chás
Foto: Getty Images
Suco de Wheatgrass: este produto é um energético natural conhecido, rico em vitaminas, minerais e nutrientes. Por ser de fácil digestão e rápida assimilação dos ingredientes pelo organismo, o suco é um suplemento energético
Foto: Getty Images
Chá de ginseng siberiano: a bebida é feita a partir da raiz do ginseng, ligeiramente amarga. Mas se você não consegue ingerir o chá puro, pode adoçá-lo com mel. O chá de ginseng estimula a concentração e fornece energia de uma forma segura para o organismo da maioria das pessoas
Foto: Getty Images
Chá de cogumelos reishi: os mesmos cogumelos que você adiciona a omeletes e massas podem ser usados para preparar a bebida. O macio cogumelo reishi é revigorante e saudável. Use 1/3 de cogumelo para 3 xicaras de água, ferva por 30 minutos e beba em doses
Foto: Getty Images
Chai: natural da Índia, esta bebida calmante é comumente feita com chá preto rico, leite, e uma variedade de especiarias, como canela, gengibre e cardamomo. Uma caneca fumegante de chai ajuda a obter energia durante a tarde
Foto: Getty Images
Alfarroba em pó: se após o almoço você tem que correr para tomar um café para espantar o sono, pode começar a manter um pouco de alfarroba em pó sempre às mãos. Semelhante ao cacau e naturalmente doce, o pó pode ser misturado com leite quente e mel. Desta forma, você evita aquela indisposição após as refeições.
Foto: Getty Images
Água com limão: às vezes, mesmo com a ingestão de café, a sonolência volta após passar o efeito da cafeína. Neste momento, para não beber mais da bebida do que o recomendado, experimente tomar água gelada com raspas de limão. Coloque também algumas gotas da fruta na água
Foto: Getty Images
Suco de romã: doce e picante, o suco de romã é um energético delicioso e facilmente incorporado a outras receitas de bebidas. Você pode prepará-lo puro ou misturar várias frutas em um smoothie. O suco de romã é repleto de antioxidantes. Experimente suco de romã com leite de soja, banana, bagas e iogurte
Foto: Getty Images
Smothies verdes: introduzir mais verdes em sua dieta é uma boa decisão. Experimente diferentes combinações de seus alimentos favoritos, como espinafre, couve, manga, blueberries e bananas. Bata tudo no liquidificador para fazer um smoothie. Uma bebida como esta logo pela manhã é uma maneira rápida de acordar. Você pode usar também algas verdes, spirulina e chlorella
Foto: Getty Images
Chá de schizandra: o nome pode ser difícil de pronunciar, mas o schizandra é substitutivo para os cafés diários. Repleto de benefícios para a saúde, o chá é preparado a partir de bagas schizandra, que são nativas da Ásia Oriental e popularmente usadas na medicina tradicional chinesa. Tem um efeito sutil calmante, melhora o sono, os saldos de açúcar no sangue, é bom para o fígado
Foto: Getty Images
Semente de linhaça: a adição de linhaça ou óleo de linhaça em um shake de manhã faz o dia começar diferente. Ambos são ricos em fibra e energia. Misture a linhaça com iogurte, leite de soja, gelo e as frutas congeladas de sua escolha
Foto: Getty Images
Suco de ameixa: que tal trocar o cafezinho por um copo de suco de ameixa? A bebida ajuda a regular o nível adequado de eletrólitos em seu corpo, que por sua vez leva ao aumento da resistência. Se o sabor do suco de ameixa não agradar, tente diluir com água ou suco de maçã
Foto: Getty Images
Smoothie de nozes: nozes são ricas em proteínas e fibras, portanto são excelentes ingredientes para serem acrescentados em sucos que misturam frutas. Uma bebida com leite de caju, proteína em pó, manteiga e nozes ajuda a elevar os níveis de açúcar no sangue e fornece energia.
Foto: Getty Images
Chá verde: Quer começar o dia bem, mas sem se estimular muito? Tente um copo de chá verde que tem um pouco menos cafeína do que o café. O chá vai te dar energia, sem causar os tremores frequentes quando a pessoa ingere muito café. Além da refrescância, a bebida traz catequinas - poderosos antioxidantes e combatentes de diversas doenças