Evite complicações: conheça os sintomas de doenças na gengiva
Ficar atento aos sinais de problemas na gengiva é fundamental para evitar complicações mais sérias, como a perda de dentes. Entenda!
Muitas vezes, as doenças na gengiva podem passar despercebidas e acabar levando à complicações mais graves, por exemplo, infecções sistêmicas e perda de dentes. Por isso, é fundamental ficar de olho nos sinais precoces desses problemas e procurar um dentista o mais rápido possível ao notá-los.
"Gengivas saudáveis são firmes, de cor rosada e não sangram facilmente. Qual mudança nessa condição pode ser um indício de que algo está errado", revela o Dr. José Todescan Júnior, especialista em prótese dental e membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética.
A gengivite é uma das doenças mais comuns na gengiva e é causada pelo acúmulo de placa bacteriana. Quando não tratada corretamente, ela pode evoluir para a periodontite, uma condição mais séria que danifica profundamente os tecidos e ossos responsáveis por sustentar os dentes.
De acordo com o Dr. José, o tabagismo e a genética estão entre os principais fatores de risco para problemas na gengiva.
"Reconhecer os sinais de alerta e entender a importância da higiene bucal são passos fundamentais para manter as gengivas saudáveis e evitar complicações", diz.
A seguir, descubra algumas alterações que podem indicar que a sua gengiva não está bem!
Sinais de problemas na gengiva
Gengivas vermelhas e inchadas
Quando as gengivas ficam vermelhas, inchadas e sensíveis ao toque, isso significa que elas estão inflamadas e que é preciso tomar medidas imediatas para tratar e prevenir problemas piores.
Sangramento durante a escovação
O acúmulo de placa bacteriana pode favorecer a irritação e a inflamação das gengivas, fazendo com que surjam sangramentos durante a escovação e uso de fio dental.
Retração gengival
A retração gengival acontece quando a gengiva se desloca em direção à raiz do dente e pode resultar em sensibilidade dentária e aumento do risco de cáries.
Doenças gengivais, traumas, muita força na hora de escovar e genética estão entre suas causas.
Mau hálito persistente
As culpadas pelo mau hálito persistente podem ser as bactérias que se acumulam na placa bacteriana, uma vez que elas produzem substâncias que podem acabar deixando um odor desagradável na boca.
Dentes soltos
Pode ser um sinal de periodontite avançada. Esse quadro, segundo o especialista, não tem cura e pode ser necessária até mesmo a remoção completa do dente.
Como prevenir problemas na gengiva?
Para manter as gengivas saudáveis, o segredo é ter uma boa higiene bucal. "Isso inclui escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, usando uma escova de cerdas macias e um creme dental com flúor, além de usar fio dental e escovas interdentais, para remover de forma eficaz a placa que se acumula entre os dentes", orienta.
Além disso, nunca se esqueça de passar regularmente em consultas com um dentista. Esse hábito contribui para a detecção precoce de qualquer problema nas gengivas e para a realização periódica de limpezas profissionais.