Dor de garganta: conheça as causas e saiba como tratar
Amigdalites, faringites e laringites são doenças que causam esse tipo de dor
A dor de garganta não é uma doença específica, mas um sintoma que pode ser causado por diversas patologias, como amigdalites, faringites e laringites, conforme define a Dra. Valéria Mendrone, otorrinolaringologista. "Estas podem ser de origem viral, principalmente pelo vírus Influenza, ou bacteriana, pelo Streptococcus", acrescenta.
Local em que ocorrem
De acordo com o médico pediatra Juarez Cunha, essas três doenças são quadros infecciosos e os nomes definem os locais em que estão ocorrendo: amígdalas, faringe e laringe. "Muitas vezes, os sintomas são semelhantes, como a dor de garganta. Os quadros virais em geral regridem sem tratamento específico, porém, quando são causados por bactérias, é necessário o uso de antibióticos", exemplifica o Dr. Juarez Cunha.
O que é amigdalite ?
A amigdalite é a inflamação das amígdalas, que são pequenas estruturas arredondadas em forma de amêndoas, localizadas nas paredes laterais da faringe, próximas à base da língua. "Elas têm a função de ajudar o organismo a evitar infecções", esclarece a Dra. Valéria Mendrone. A faringe e a laringe, que são as porções alta e baixa da garganta, também podem sofrer processos inflamatórios, gerando as faringites e laringites, explica a especialista.
Sintomas da doença
O principal sintoma dessas doenças é a dor de garganta. "Podemos ter processos isolados de laringite, por exemplo, causando rouquidão, tosse etc. Se a amígdala for afetada, teremos aumento do volume delas com vermelhidão local, podendo acumular secreção em suas superfícies, gerando dor e dificuldade para engolir", analisa a Dra. Valéria Mendrone.
Tratamentos para a condição
O tratamento depende do diagnóstico e da origem da doença. De acordo com o Dr. Juarez Cunha, se a causa da doença é viral são utilizadas medicações inespecíficas com o objetivo de aliviar os sintomas, como analgésicos e antitérmicos. "Já se a causa for bacteriana, é necessário o uso de antibióticos", finaliza o médico pediatra.