Dor na lombar atinge 80% da população mundial; saiba como aliviar
Segundo a OMS, 8 em cada 10 pessoas vão desenvolver dor na lombar em algum momento da vida. Exercícios ajudam a reduzir desconforto
Este é um desconforto que, se você ainda não sentiu, provavelmente vai experimentar em algum momento da vida. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 80% da população mundial vai desenvolver dor na lombar. Os principais motivos incluem má postura, sobrepeso, esforço físico repetitivo e perda de massa muscular.
Isso porque o estilo de vida sedentário, sobrepeso e erros de postura deixam a região lombar enfraquecida, inflexível e rígida. Dependendo da posição e do movimento, o próprio corpo tenta compensar a força colocada sobre ele, causando lesão no músculo, dor e até uma hérnia de disco. O quadro também é chamado de lombalgia.
De acordo com Mônica Marques, diretora técnica da Cia Athletica, a lombalgia é resultado de uma lesão no músculo, mau alinhamento das vértebras ou compressão dos discos intervertebrais.
"Ela pode se originar de um desequilíbrio entre a força e a flexibilidade das musculaturas anterior e posterior do tronco, que acabam proporcionando também alterações posturais importantes. A dor na lombar ainda pode irradiar para as pernas, o que é conhecido como ciatalgia ou dor no ciático, o nervo envolvido nesta situação", explica.
Exercícios físicos ajudam a aliviar a dor na lombar
Mônica afirma que a prática regular de exercícios físicos é a forma mais eficaz de aliviar e evitar esse desconforto. "Ao realizar exercícios para dor lombar, você fortalece a musculatura do core, que envolve toda a região abdominal e parte de trás do corpo", afirma.
A especialista aponta que, se o objetivo for a perda de peso, as melhores opções são os exercícios aquáticos, como a natação e a hidroginástica. Isso porque essas modalidades trazem pouco ou nenhum impacto sobre as articulações da coluna. Atividades como alongamento, ioga e pilates também são muito bem-vindas para quem tem dor na região lombar.
Já outros tipos de exercícios podem ser inadequados, pois causam mais pressão nos ligamentos e nos discos da coluna vertebral. É o caso da corrida, por exemplo, e de outras atividades que incluem saltos. "Para saber quais exercícios são os mais indicados, é importante sempre consultar um profissional de educação física", destaca Mônica.
Além disso, no caso de dor, a diretora técnica recomenda substituir os exercícios abdominais completos pelos parciais, que focam nos músculos das costas e da barriga, para fortalecer a coluna lombar e cervical.
Para quem tem dores muito intensas, é preciso procurar uma orientação médica. Dessa forma, é possível aliar os exercícios para lombalgia com o uso temporário de relaxantes musculares ou anti-inflamatórios.