Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Dor no joelho: como identificar se o sintoma é grave ou não

Se um sujeito conviver com esse incômodo, o ideal é buscar um atendimento urgente com especialista

16 ago 2023 - 17h00
(atualizado às 18h13)
Compartilhar
Exibir comentários

Sentir dor no joelho, principalmente para quem pratica exercícios físicos intensos, pode ser comum. Mas, ignorar ou normalizar esse incômodo pode ser perigoso. Afinal, na maioria das vezes, essa é a maneira que o corpo encontra para sinalizar que algo não está legal. Portanto, torna-se necessário investigar o problema e agir.

Dor no joelho é sempre séria - Shutterstock
Dor no joelho é sempre séria - Shutterstock
Foto: Sport Life

Como avaliar uma dor no joelho

"É extremamente frequente a dor em situações em que o joelho fica por muito tempo dobrado, ou seja, em flexão. Costumamos denominar isso de sinal do cinema. Vimos essa queixa tornar-se mais frequente com o aumento dos trabalhos em home office quando as pessoas ficam muitas horas sentadas. Pode ocorrer também em situações como agachamento; em ambas ocorre um grande aumento da pressão sobre a cartilagem articular acarretando dor", explicou o médico ortopedista Dr. Marcos Cortelazo.

Além disso, Marcos pontuou que normalmente essas dores ocorrem durante ou após um exercício físico, mas que depois desaparecem espontaneamente. "As dores que aparecem durante a atividade e a interrompem ou aparecem após a atividade e não regridem espontaneamente, em geral, denunciam algo mais grave. O diagnóstico de certeza deve ser feito pelo médico especialista", comentou Cortelazo.

Os problemas comuns no joelho, segundo o ortopedista, são lesões da cartilagem articular. Sendo a mais frequente as da cartilagem da patela, lesões dos meniscos, lesões dos ligamentos e, especialmente, o ligamento cruzado anterior, denominado de ligamento do atleta.

"Ainda vale salientar as lesões degenerativas da cartilagem articular conhecidas como artrose", destaca o ortopedista. "Diagnosticada a lesão, o médico indicará a melhor conduta de tratamento para cada caso", disse.

O que fazer para proteger as articulações?

"Os pacientes sedentários apresentam uma diminuição da massa muscular, que acarreta a perda de proteção das articulações e, em geral, acabam apresentando ganho de peso. As articulações foram feitas para o movimento. Se ficarem muito tempo paradas, sofrem um processo de atrofia e rigidez que acarreta dor. Os exercícios trazem diretamente três benefícios básicos: ajudam a manutenção do peso corporal; fortalecem a musculatura exercendo assim um efeito de proteção das articulações através da melhora do desempenho biomecânico e sustentação do esqueleto; e ativam a circulação do líquido sinovial que nutre a cartilagem através do processo de embebição", concluiu o Dr. Marcos Cortelazo.

Portanto, praticar atividade física de maneira orientada é uma excelente maneira de prevenir uma possível dor no joelho. Mas se ela aparecer, ficar e não regredir, o ideal é procurar auxílio médio o quanto antes.

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade