Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Dorme pouco? Creatina pode melhorar raciocínio durante privação de sono

Cientistas realizaram testes de raciocínio com pessoas em privação de sono após doses de creatina

7 mai 2024 - 14h30
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A creatina ajuda a reverter parcialmente os efeitos negativos da falta de sono, podendo aumentar os níveis de energia do cérebro, evitar que o pH diminua, melhorar o raciocínio e processamento.
Creatina para idosos
Creatina para idosos
Foto: Shutterstock / Sport Life

A suplementação de creatina e a falta de sono afetam a energia do nosso corpo, o funcionamento do cérebro e a forma como pensamos. Isso sugere que a creatina pode ajudar a combater os efeitos negativos da falta de sono. No entanto, há um problema: o cérebro tem dificuldade em absorver creatina extra que vem de fora do corpo. Isso significa que a creatina só funciona bem quando é consumida regularmente ao longo de várias semanas.

Para entender melhor como a creatina pode ajudar durante a falta de sono, cientistas da revista científica Scientific Reports, deram a algumas pessoas uma grande dose de creatina enquanto elas estavam privadas de sono. 

10 mitos e verdades sobre o uso da creatina 10 mitos e verdades sobre o uso da creatina

Eles fizeram isso enquanto os participantes realizavam testes de raciocínio. Em seguida, os cientistas fizeram algumas medições do cérebro e mais testes de raciocínio em várias horas após a dose de creatina.  O efeito atingiu seu auge após quatro horas e durou até nove horas.

O que descobriram foi que a creatina fez mudanças positivas nos níveis de energia do cérebro, evitou que o pH do cérebro diminuísse e também melhorou o raciocínio e a velocidade de processamento das pessoas. Isso sugere que uma única dose alta de creatina pode ajudar a reverter parcialmente os efeitos negativos da fadiga no cérebro e na função cognitiva.

Os pesquisadores ainda concluíram que o factor crucial parece ser o aumento da procura de energia das células neuronais em combinação com um aumento da disponibilidade extracelular de creatina. 

“Pesquisas futuras precisam investigar a dose apropriada e determinar com maior precisão o momento em que a creatina atinge seu efeito máximo”, afirmaram os estudiosos.

Creatina: saiba mais sobre o suplemento Creatina: saiba mais sobre o suplemento

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade