Dourados (MS) é a 1ª cidade do Brasil com vacinação em massa contra dengue
Vacinação em larga escala pelo país deve começar em fevereiro; cidade do MS fez parceria com o labaratório responsável pela vacina Qdenga
Localizada a pouco mais de 200 km de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, Dourados é a primeira cidade no Brasil a iniciar a vacinação em massa contra a dengue. A imunização nos 35 postos de saúde do município começou às 10h desta quarta-feira (3).
Com uma população estimada de 243.368 mil habitantes, a cidade pretende vacinar 150 mil residentes com idades entre 4 e 59 anos. Para receber a imunização, é necessário comparecer ao posto de saúde com documento de identificação e comprovante de residência.
O pioneirismo se deu pela parceria inédita estabelecida entre a cidade e o laboratório japonês Takeda, responsável pelo desenvolvimento da vacina Qdenga, o que fez com que a cidade obtivesse as primeiras doses do imunizante.
A Qdenga consiste em duas doses administradas com um intervalo de três meses e também poderá ser aplicada em quem já teve a doença. A Anvisa indica a vacina, composta por quatro sorotipos diferentes do vírus da dengue, para pessoas de 4 a 60 anos.
Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação em larga escala deve começar em fevereiro de 2024 no restante do Brasil, abrangendo inicialmente cerca de 3,1 milhões de pessoas. O SUS oferecerá 6,2 milhões de doses ao longo de 2024, seguindo um cronograma de entrega estabelecido pela fabricante.