Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Dourados (MS) é a 1ª cidade do Brasil com vacinação em massa contra dengue

Vacinação em larga escala pelo país deve começar em fevereiro; cidade do MS fez parceria com o labaratório responsável pela vacina Qdenga

3 jan 2024 - 14h08
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Rogério Vidmantas/Prefeitura de Dourados

Localizada a pouco mais de 200 km de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, Dourados é a primeira cidade no Brasil a iniciar a vacinação em massa contra a dengue. A imunização nos 35 postos de saúde do município começou às 10h desta quarta-feira (3). 

Com uma população estimada de 243.368 mil habitantes, a cidade pretende vacinar 150 mil residentes com idades entre 4 e 59 anos. Para receber a imunização, é necessário comparecer ao posto de saúde com documento de identificação e comprovante de residência. 

O pioneirismo se deu pela parceria inédita estabelecida entre a cidade e o laboratório japonês Takeda, responsável pelo desenvolvimento da vacina Qdenga, o que fez com que a cidade obtivesse as primeiras doses do imunizante. 

Foto: Rogério Vidmantas/Prefeitura de Dourados

A Qdenga consiste em duas doses administradas com um intervalo de três meses e também poderá ser aplicada em quem já teve a doença. A Anvisa indica a vacina, composta por quatro sorotipos diferentes do vírus da dengue, para pessoas de 4 a 60 anos.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação em larga escala deve começar em fevereiro de 2024 no restante do Brasil, abrangendo inicialmente cerca de 3,1 milhões de pessoas. O SUS oferecerá 6,2 milhões de doses ao longo de 2024, seguindo um cronograma de entrega estabelecido pela fabricante.

Mudanças climáticas podem aumentar casos de dengue no Brasil Mudanças climáticas podem aumentar casos de dengue no Brasil

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade